Braga: Integra projecto europeu "Cidades- indústrias criativas em espaços interculturais


O Município de Braga vai juntar-se a cinco outros da Europa no projecto "Cidades - Indústrias Criativas em Espaços Interculturais" lançado, no âmbito da acçao "Inovação e Economia do Conhecimento" do programa comunitário "Interreg IV C, disse fonte autárquica.


O Gabinete da Presidência adiantou que o projecto "Cities" visa "a produção de recomendações de política pública orientadas para a promoção das indústrias culturais e criativas, em particular do empreendedorismo criativo e da regeneração urbana criativa".


O acordo de cooperação entre o município bracarense e a empresa estatal "Inteli-Inteligência em Inovação", que assume a representação nacional no projecto, é ratificado quinta-feira, pela Câmara de Braga.


A iniciativa envolve os Municípios de Klaipeda (Lituânia), Modena (Itália), Cantuária (Reino Unido), Danúbio e Pilis (Hungria) e um conjunto de agências de desenvolvimento regional de nove países europeus.


A fonte sublinhou que, do lado português, o projecto "tem na criatividade uma das suas áreas de intervenção, através da dinamização de cidades e espaços urbanos criativos, do desenvolvimento de talentos e actividades culturais e criativas".


Para a sua implementação, coube à "Inteli" a definição do parceiro ideal: "uma cidade portuguesa de média dimensão, com iniciativas, estratégias e experiências ligadas à criatividade".


A escolha de Braga deveu-se, ainda, à participação no "Quadrilátero Urbano para a Competitividade, a Inovação e a Internacionalização", em parceria com os Municípios de Barcelos, Famalicão e Guimarães.


O trabalho a desenvolver no contexto do "Cities" centra-se num exercício de mapeamento, quantificação, análise e proposta de planos de acção ao nível das indústrias criativas da cidade, o que se materializa num "Estudo de Reconhecimento do Território Criativo" com ampla participação dos diversos actores urbanos e da sociedade civil. Fonte Site MaisActual

0 comentários: