Vila Verde: Comércio vai ter redução de taxas



"Falta-nos uma política para o desenvolvimento regional e a concretização de obras para fixar e aumentar a população no concelho”, advertiu, recentemente numa conferência de imprensa, José Manuel Fernandes, presidente da Câmara Municipal de Vila Verde.

Deveras preocupado em prevenir uma taxa mais acentuada do envelhecimento do concelho, que já afecta sobretudo as freguesias mais rurais e localizadas mais a norte, o edil vilaverdense reclama uma série de obras que considera como cruciais para combater também esta tendência.

José Manuel Fernandes considera que obras como “a variante entre Prado e Vila Verde, a rectificação da estrada número 101 no norte do concelho e a criação de uma via intermunicipal pela antiga estrada número 307 com ligação até Ponte de Lima” seriam promotoras de desenvolvimento, tornando mais atractivos os espaços ruralizados.

“Esta nova ligação até Ponte de Lima é até uma obra prometida há muito tempo a Vila Verde”.
Foi, aliás, com este mesmo objectivo de fixar a população que, recentemente, o executivo vilaverdense aprovou a isenção e redução de taxas na construção de habitações próprias e/ou construções para fins agrícolas.

Uma medida que funcionará, para já, em moldes de projecto-piloto, no sentido de “virmos a perceber o nível de procura e efeitos no terreno”, explicou o edil.
Há, ainda, um estudo que a autarquia vilaverdense está neste momento a aprofundar em relação ao comércio local.

Segundo José Manuel Fernandes, a autarquia pretende, também, aplicar a isenção e redução de taxas no comércio local, com maior benefício para as zonas mais rurais.
“Esta será uma forma de incentivarmos à fixação da população, tendo também em vista o aumento da mesma nas freguesias que têm apresentado um maior envelhecimento e decréscimo populacional”, indicou o responsável.

“Esta é uma proposta generosa para o mundo rural e para a agricultura no concelho, com vista a reforçar a nossa atractividade”, sublinhou.
Depois das apostas realizadas em tradições como os ‘Lenços dos Namorados’ e na promoção da gastronomia, a autarquia de Vila Verde aponta, agora, ‘baterias’ para a revitalização do mundo rural. Fonte Correio do Minho por Marta Caldeira

0 comentários: