França: Delegação Vilaverdense de visita a Petit-Couronne


Uma delegação vilaverdense de cerca de 50 pessoas realiza uma visita oficial a Petit-Couronne (França) entre os dias 02 e 13 de Julho do corrente.
A deslocação àquela localidade geminada com Vila Verde tem por objectivo central «estreitar as relações e contactos nas mais diversas áreas», assim como «ajudar a interpretar melhor as diferenças no espaço europeu».

No âmbito da deslocação, a delegação vilaverdense, composta maioritariamente por jovens em idade escolar (35 jovens e 9 adultos), vai realizar um ‘apertado’ programa de visitas de cariz cultural, desportivo e lúdico-recreativo. A saída para França acontece na próxima terça-feira (01 de Julho), às 15h00. Refira-se que a visita oficial apenas entra na sua parte mais institucional a partir do dia 03 de Julho, por altura da recepção e visita à localidade de Petit-Couronne.

A saída daquela localidade geminada com Vila Verde acontece no dia 12 de Julho. A chegada a Vila Verde está agendada para o dia 13 de Julho, ao início da tarde.

Petit-Couronne é uma comuna francesa na região administrativa da Alta-Normandia, no departamento Seine-Maritime. Estende-se por uma área de 12,79 km², com 8.122 habitantes, segundo os censos de 1999, com uma densidade 635 hab/km². Fonte Site CMVV

Braga: Doente espera há anos por uma operação ao joelho




Um utente do Hospital de São Marcos de Braga escreveu ao Ministério da Saúde acusando a unidade de saúde de adiar, há três anos, uma operação a uma doença no joelho que o impede de trabalhar, e de se ter enganado propondo-se operá-lo a uma mão.

Paulino Lopes Ferreira Lomar, 46 anos, residente em Ferreiros, Braga, debate-se, há seis anos, com uma pequena saliência no joelho - semelhante a um tumor - que foi crescendo até parecer uma bola de futebol, que o impede de trabalhar.

«Já tive, em 2008, operação marcada pelo São Marcos no Hospital da Misericórdia de Vila Verde mas enganaram-se a mandar o meu processo e enviaram outro de um doente que tinha de ser operado a uma mão», afirma em declarações à agência Lusa.

Paulino Lomar garante que, na sequência do engano se queixou à administração hospitalar, tendo sido recebido pelo seu presidente, Lino Mesquita Machado.

«Ele recebeu-me, há mais de um ano, disse-me que tinha havido engano de uma funcionária, e que o caso seria resolvido a curto prazo», afirmou.

Só que - assinala o doente - depois de voltar a ser visto por um médico, nunca mais o chamaram para a operação. Fonte Diário Digital

Minho: José Maria Brito - Artesão de Cobre em Caminha (Report. MinhoActual.TV)

Vila Verde: Estratégia para fileira do frango biológico



A Festa das Colheitas de Vila Verde, que se realiza no início de Outubro, deverá marcar o arranque da comercialização do “Pica no chão do Minho” marca registada para o frango produzido pela Associação de Produtores Biológicos do concelho (APBVV).
Alexandre Rebelo, técnico da APBVV, avançou ontem que haverá um “espaço bio” na edição deste ano da Festa das Colheitas.
Alexandre Rebelo falava na apresentação do plano estratégico para a fileira de aves de capoeira em modo de produção biológico no seminário de encerramento de programa de dinamização deste produto.
O plano estratégico está traçado e existe abertura do programa Leader para apoiar uma candidatura da Associação de Produtores de Vila Verde, revelou aquele responsável ao “Correio do Minho”.
O plano estratégico mostra que há muito trabalho feito, mas também muito a fazer.


Neste momento, são nove os produtores da Associação em condições de produzir frango biológico para o consumidor.
Ontem foi já apresentada a embalagem para o frango e para os ovos.
O plano estratégico preconiza a constituição de uma bolsa de terras para a instalação de novas empresas, principalmente jovens.
Por outro lado, é importante aumentar a produção de factores de produção para a alimentação animal. Constatou-se que 70 por cento dos custos de produção estão relacionados com a alimentação das aves.
O processo de distribuição deve iniciar-se com uma carrinha de frio, aponta o plano, que aponta também para o estabelecimento de acordos de fornecimento começando com restaurantes locais, lojas de especialidade, talhos e supermercados e para a criação e divulgação e postos de venda nas explorações.

Consumidores confundem produtos da terra e biológicos

O estudo de mercado feito para aferir a aceitação do consumidor do frango biológico revelou que ainda há um número muito si-gnificativo de pessoas (40 por cento) que associa os produtos da horta vendidos na rua a produtos biológicos.
Esta confusão entre produtos da terra e produtos biológicos exige, segundo Sílvia Silva, uma das responsáveis pelo estudo de mercado, que a Associação de Produtores Biológicos de Vila Verde defina um plano de comunicação e marketing para explicar o que é o biológico, como é produzido e os benefícios para a saúde e ambiente, em jeito de (in)formação ao consumidor e até para justificar o preço mais alto do frango biológico, já que o preço ainda é o factor mais preponderante no momento da compra.Fonte Correio do Minho por Teresa Marques Costa

Vila Verde: Pedro Peres vence 8ª Edição do Rali


Pedro Peres e Tiago Ferreira venceram pela quarta vez esta temporada no Campeonato Open de Ralis, ao dominar da primeira à última classificativa o Rali de Vila Verde. Jorge Santos e Vítor Hugo continuam na liderança da classificação.

Ao ser o mais rápido, na super especial disputada na noite de ontem (sexta-feira) nas ruas de Vila Verde, a dupla do Ford Escort Cosworth deixou claro que não pretendia sair da sexta prova do ano com um resultado diferente daquele que alcançou nas últimas três provas, ou seja, a vitória. Imprimindo um ritmo rápido nas três primeiras especiais da 2ª etapa, Pedro Peres foi especial após especial construindo uma vantagem que no final da primeira metade da prova, lhe permitiu gerir com alguma tranquilidade a liderança. "O nosso objectivo para esta prova era vencer e encurtar a diferença que nos separa do Jorge Santos em termos de campeonato. Atacamos muito forte logo de manhã e as coisas correram-nos muito bem", referiu no final o vencedor.

Sem hipóteses de lutarem pela primeira posição, a luta pelo segundo lugar do pódio foi, tal como na última prova, o grande motivo de interesse, com Jorge Santos e João Ruivo a manterem, até a derradeira especial, a incerteza sobre quem levaria a melhor. Na entrada para a última classificativa, os dois pilotos estavam separados por apenas 1,1s e tudo ficaria decidido nos 6,59 km de Mixões da Serra. Infelizmente o desfecho deste duelo empolgante conheceu-se no momento em que Ruivo e Alberto Silva sofreram uma violenta saída de estrada, que por minutos gerou alguma preocupação nos concorrentes que lhe seguiam. Apesar de não terem sofrido lesões visíveis, a dupla do Fiat Stilo Multijet foi transportada até ao Hospital de Vila Verde e posteriormente para o Hospital S. Marcos em Braga para realizar os exames complementares.

Mesmo antes do acidente do seu adversário, Vítor Santos tinha já rubricado o melhor tempo na especial conseguindo chegar a Vila Verde com a missão cumprida. "Conseguimos o segundo lugar mas fico triste com o que aconteceu ao João Ruivo. A prova não correu tão bem como desejávamos mas mesmo assim foi uma boa operação em termos de campeonato", referiu líder da competição.

Com este incidente e a desistência de alguns favoritos aos lugares do pódio (Luís Mota, Octávio Nogueira e José Sousa), Manuel Coutinho e Manuel Babo chegaram ao terceiro posto da geral, comprovando uma vez mais por que motivos são considerados já uma das duplas de destaque da temporada. Atrás do piloto do Peugeot 206 Gti terminaram Frederico Ferreira e Octávio Araújo, que pela segunda vez consecutiva, venceram entre os concorrentes do Campeonato de Portugal de Clássicos. Ricardo Teodósio e Pedro Conde que em Vila Verde guiaram um Citroen Saxo Kit-Car, tiveram imensos problemas e não foram além do quinto posto, na frente de António Segurado e Pedro Ágoas. Pedro Raimundo voltou a dominar por completo entre o pelotão do Campeonato Júnior, tendo completado a prova do CAM na sétima posição. Óscar Coelho repetiu o resultado de Cerveira e levou para casa mais uma vitória no Troféu FastBravo.

Numa prova que bateu todos os recordes em termos de inscritos, 102 à partida, 49 equipas conseguiram chegar ao final. Fonte Site AutoPortal

Fonte Imagem

Vila Verde: Actualização do Horário do Rali


Devido ao enorme número de participantes (102 inscrições) os horários das provas iniciais do dia de hoje, Sábado, 28 de Junho de 2008, foram adiantados uma hora. Ficando activo o seguinte horário:

Partida de Vila Verde 07h30
Parque de Assistência (Vila Verde) 07h30
PE2 – Duas Igrejas 1 (8,20 km) 08h18
PE3 – Vade 1 (5,69 km) 08h41
PE4 – Fojo 2 (6,37 km) 09h08
PE5 – Duas Igrejas 2 10h55
PE6 – Vade 2 11h18
PE7 – Fojo 2 11h45
Parque Fechado 12h03
Parque de Assistência (Vila Verde) 14h30
PE8 – Santa Ana (7,34 km) 15h07
PE9 – Valdreu (7,85 km) 15h35
PE10 – Mixões da Serra (6,59 lm) 15h51
Parque de Assistência (Vila Verde) 16h25
Final 16h45

Vila Verde: Recebe Desfile de Moda com Diana Chaves e Rodrigo Menezes


É Hoje, sábado, dia 28 de Junho, pelas 21h30, na Praça de Santo António, que acontece o Moda Vila Verde 2008. Uma acção organizada pela Associação Comercial de Braga e a UAC Alto Cávado, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Verde. O desfile conta com a participação de 24 dos melhores estabelecimentos comerciais da Vila.
A dar o rosto pelo comércio estarão presentes os actores Rodrigo Menezes e Diana Chaves, acompanhados do apresentador do TOP+ Francisco Mendes.
Fonte Site CMVV


Vila Verde: Rali em directo na Internet


A Super-Especial que vai abrir a oitava edição do Rali de Vila Verde será transmitida em directo via internet em www.minhoactual.tv. Numa parceria entre o Clube Automóvel do Minho e a empresa MinhoActual, as empresas promotoras da prova, que terá como grande atractivo o numero recorde de 102 inscritos, conseguiram reunir os meios necessários para transmitir esta primeira classificativa disputada bem no centro de Vila Verde à partir das 20h30.

A Super-Especial, no centro de Vila Verde, tem lugar hoje (27 de Junho), a partir das 20h30, num traçado com 1.5 km. No dia seguinte, os concorrentes têm à sua espera mais nove provas especiais de classificação: Duas Igrejas, Vade e Fojo, disputadas por duas vezes na primeira secção, a que se seguem Sta Ana, Valdreu e Mixões da Serra. No total serão 161,56 quilómetros, dois quais 63,80 cronometrados. Fonte Autoportal

Vila Verde: 8ª Edição inicia hoje com Super Especial


A prova começa, como é hábito, com a Super-Especial de Vila Verde, agendada para esta sexta-feira, dia 27 de Junho, a partir das 21h30.

No dia de amanhã, sábado, os concorrentes terão à sua espera seis provas especiais diferentes. Duas Igrejas, Vade e Fojo, cumpridas por duas vezes na primeira secção, e Stª Ana, Valdreu e Mixões da Serra, cumpridas na derradeira uma única vez. Ao todo serão disputadas dez provas especiais com 63,80 quilómetros dos 161,56 que o rali tem na totalidade.


Horário

Sexta, 27 de Junho de 2008
Partida de Vila Verde 21h05
Parque de Assistência (Vila Verde) 21h05
PE1 - Especial Vila Verde (1,5 km) 21h30
Parque de Assistência (Vila Verde) 21h35
Parque Fechado 21h55

Vídeo da prova no ano passado (2007):


Braga: Mobicomp comprada pela Microsoft


A Microsoft vai comprar a Mobicomp, uma empresa com sede em Braga de soluções para telecomunicações móveis.

O grupo de informática norte-americano não divulgou no entanto o valor da transação, mas a Microsoft garante que chegou a acordo com a empresa portuguesa para realizar o «maior investimento estrangeiro directo de sempre da Microsoft Corporation em Portugal».

A empresa dedica-se ao desenvolvimento de soluções de negócio assentes em tecnologias de computação e comunicações móveis, nos sectores das telecomunicações, serviços financeiros, comunicação social, retalho e
logística, para empresas como a TMN, Optimus, Vodafone, Edimpresa, Sonae, Galp Energia e Millenium bcp, entre outras.

A Mobicomp foi fundada em 2000 sendo, desde então, liderada por Carlos Oliveira. Com sede em Braga, a empresa tem também escritórios em Lisboa, Espanha, Reino Unido, Dubai e Finlândia.

Para a Microsoft, a compra da Mobicomp - que vai continuar a operar a partir de Portugal - permite reforçar a sua oferta no seu sistema operativo para telemóveis, o Windows Mobile, que conta com cerca de 20 milhões de licenças vendidas em todo o mundo. Fonte Antena Minho



Minho: Vila Verde e Amares juntam-se para criar "I9 Park"



Os municípios de Vila Verde e Amares e a Associação Industrial do Minho já deram o primeiro passo para a constituição do "I9 Park".
Trata-se de um projecto intermunicipal para o desenvolvimento de um parque empresarial capaz de atrair um conjunto de empresas ligadas à tecnologia e inovação.

Os Municípios de Amares e Vila Verde, a AIMinho, a Linkcenter – Serviços e Participações, SGPS, Unipessoal, Lda., e a Minhopark – Promoção Imobiliária, SA celebram um Acordo Parassocial com vista à prossecução de projectos de estudo, construção, instalação e exploração/venda de Parques Empresariais.
Na subscrição do capital social, cabem 10 por cento a cada uma das Câmaras Municipais, 78 por cento à Associção Industrial do Minho, enquanto os restantes 2 por cento são distribuídos por duas sociedades ligadas à AI Minho (Linkcenter e Minhopark).

Os estatutos da sociedade anónima e o acordo parassocial já foram aprovados pela executivo municipal vila-verdense.
"O desenvolvimento estrutural da região deve apoiar-se em projectos alavancadores da modernização do tecido empresarial, bem como em iniciativas susceptíveis de aumentar o investimento público e privado nos respectivos territórios", sustenta o presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, José Manuel Fernandes.
Este tipo de projectos enquadra-se nas áreas prioritárias do novo Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN). Fonte Correio do Minho

Vila Verde: CAM quer Rali de Vila Verde no Nacional



O Clube Automóvel do Minho (CAM) quer ver o seu Rali de Vila Verde promovido ao Campeonato de Portugal de Ralis em 2009. A minha pergunta é, PORQUÊ?

Com a promoção do Open e preço das inscrições conseguiram 102 inscritos. Valerá a pena ver esse número cair para cerca de 1/3 só para dizer que subiu de categoria e está agora no campeonato principal?
Quanto a mim não!
Acredito que vão ser aos milhares os espectadores, tanto da Super-Especial de sexta-feira como nas classificativas, aliás, tal como tem sido hábito nas restantes provas do Open. Acredito também que esse número não deverá sofrer alterações significativas com a passagem para a categoria principal. Já em relação ao número de inscritos a coisa será bem diferente...
Duas das características que tornam o Open mais aliciante são o excelente trabalho de promoção da Starsign e os baixos custos de participação quando comparados com o "Nacional".
E o CAM quer perder isto? Para quê? Só para poder orgulhar-se de ter Vila Verde no Campeonato Português de Ralis? Não me parece que seja razão suficiente.
Parece-me que feitas as contas entre o Deve e o Haver, o CAM (porque perde inscrições) e o público (porque vê menos carros) vão ficar a perder.
Mas isto é só a minha opinião...Fonte AutoSport por rpmartins

Ponte de Lima: Recebe 2.ª edição da Feira do Cavalo


Cavalo Lusitano


200 cavalos e cerca de 300 cavaleiros de todo o país, participam na 2.ª edição da Feira do Cavalo de Ponte de Lima que começa nesta quinta-feira.

Cavalos de raça de várias regiões do país, com destaque para o Puro Sangue Lusitano, participam nesta Feira que conta ainda com animais da Raça Garrana minhota.
Animais desta raça indígena do Minho, foram abatidos recentemente numa reserva agrícola de Paredes de Coura.

O vereador Franklim Sousa da câmara de Ponte de Lima, disse à Rádio de Braga, Antena Minho, que são esperados muitos visitantes nesta Feira do Cavalo.

O autarca diz que a organização da Feira de Ponte de Lima pretende colaborar com a sua cóngénere da Golegã no centro do país, com o objectivo de melhorar a qualidade do certame que conmta com provas equestres, e de inúmeros expositores de todo o país.

Paralelamente a esta segunda edição da Feira do Cavalo de Ponte de Lima que começa hoje e termina no próximo domingo, a fadista Mariza canta esta noite na EXPOLIMA, a partir das dez da noite.

A actuação de Mariza esta noite em Ponte de Lima, acontece a poucos dias da fadista lançar novo disco intitulado `Terra`.

O disco é posto à venda na próxima segunda-feira. Fonte Antena Minho

Minho: Santo António (Report. MinhoActual.TV)

Vila Verde: Cartazes divulgam "calotes"



Uma empresa de Braga, com escritórios instalados em Vila Verde, encontrou uma forma original de reclamar créditos junto das empresas e empresários com situações graves por regularizar.Nesta obra não foi pago o betão à Brabetão’ é a inscrição que surge numa tabuleta que – ao que apurámos – está a ser usada por um funcionário da empresa contratado propositadamente para se colocar junto de algumas obras em fase de construção e/ou com construção já acabada.
Ainda segundo informações colhidas junto dos responsáveis da empresa, a tabuleta tem sido usada em obras da Região Minho, Galiza e outras zonas de Portugal. "Talvez os devedores ganhem alguma vergonha com isto", adianta fonte da empresa. Fonte Jornal Terras do Homem

Vila Verde: Festas Concelhias atraíram milhares de pessoas


Mais umas festas concelhias para recordar. Nem a aparição da chuva no último dia das festividades tirou brilho à edição de 2008 das Festas Concelhias Stº António de Vila Verde.
Em cada número do cartaz, uma enchente, com destaque para a presença de milhares de pessoas nos espectáculos de Paco Bandeira (sexta-feira, dia 13 de Junho) e Pedro Khima (domingo, dia 15 de Junho).

Foram quatro dias de grande animação, em que se voltou a conciliar tradição com modernidade, sob organização da Câmara Municipal de Vila Verde e Proviver-EM. O folclore concelhio voltou a contar com uma forte presença de público dos vários pontos do Concelho e da Região, que apreciaram e aplaudiram perto de uma dezena de grupos/ranchos do município, na tarde de sexta-feira, feriado municipal.
Antes, na noite anterior, as rusgas pintaram de sons, tons e cores tradicionais as festividades, Perto de meia centena de rusgas, de vários pontos do Minho, foram ao palco secundário exibir a espontaneidade do canto e encanto populares.

O mesmo encanto, mas com ainda mais cor, brilho e vivacidade, foi transmitido pelas crianças das escolas e jardim-de-infância da Sede durante as marchas populares. Foi mais um dos momentos grandes das festas, edição de 2008, a anteceder o primeiro grande momento de cartaz.
Paço Bandeira e a sua banda subiram ao palco por volta das 23h00 de sexta-feira, dia 13 de Junho, entoando temas bem conhecidos de todos. A Praça de Santo António encheu e entoou temas como a Ternura dos 40 e Chula da Livração, entre outros.

No sábado, por entre uma participação muito elevada de competidores no Torneio da Malha e de Tiro aos Pratos, a corrida de cavalos de passo travado encheu de emoção a Rua dos Bombeiros. Em simultâneo estava lançado o Torneio Internacional de Futebol Infantil de Vila Verde, com algumas das melhores equipas nacionais e da vizinha Espanha.

A noite de sábado trouxe o melhor do folclore de Portugal e da vizinha Espanha. A Praça de Santo António registaria a segunda grande enchente das festas, num número que trouxe a Vila Verde alguns dos melhores grupos de vários Regiões do País e da zona de Sevilha, Espanha.

Domingo acordou com aguaceiros, mas nem isso demoveu os milhares de pessoas que se juntaram a dois momentos altos do último dia das festas: a procissão em honra de Stº António e o espectáculo de Pedro Khima.
A intercalar, actuou o vilaverdense Miguel Oliveira e M´Void, e concluía-se o torneio internacional de futebol, com as bancadas bastante bem preenchidas, a dar nota do sucesso crescente desta actividade.

«Mais uma vez, Vila Verde teve festas para multidões, com números para todos os gostos, todas as idades e capazes de mobilizar vilaverdenses (de Norte a Sul, de Este a Oeste) e muitos milhares de forasteiros que sabem que encontram sempre um motivo para se divertir», assinala o Vereador da Cultura, Dr. Rui Silva.
E conclui: «Voltamos a estar ao nível dos anos anteriores, com a particularidade de termos feito um investimento substancialmente mais reduzido». Fonte Site CMVV

Vila de Prado: Verdes propõe suspensão de trânsito na Ponte



O Partido Ecologista “Os Verdes” quer a suspensão total do trânsito na ponte velha de Prado. Celso Ferreira diz que a estrutura não está em condições físicas para ser usada e pede a intervenção das autoridades. Em causa está a segurança das pessoas.

O PEV pede a suspensão do trânsito automóvel, na Ponte Romana de Prado devido à existência de fissuras com um e dois centímetros no pavimento. Celso Ferreira propõe a transformação da estrutura em zona pedonal e de fruição dos habitantes do concelho. Fonte Rádio Voz do Neiva

Minho: Fonte do Ídolo em Braga (Report. MinhoActual.TV)

Música: Grupo de Cordas de Vila Verde - Mix Popular

Vila de Prado: Descargas "mancham" o rio Cávado



O Partido Ecologista "Os Verdes" denunciou ontem a crescente poluição das águas do rio Cávado, em resultado de descargas ilegais provocadas por esgotos a "céu aberto" sem ligação, ainda, à rede de saneamento básico.

O Partido Ecologista "Os Verdes" denunciou ontem, na Vila do Prado, Vila Verde, o crescente aumento de poluição do rio Cávado, em resultado de descargas ilegais. Simultâneamente, manifesta-se preocupado com as condições de segurança rodoviária da ponte romana, defendendo, na oportunidade, o fecho daquela via de atravessamento do Cávado e a sua transformação numa passagem pedonal e para percursos de bicicletas.

Margens do rio Cávado, quer na parte da Vila de Prado, quer de Merelim (S. Paio), já no concelho de Braga, foram ontem alvo de uma "inspecção" por parte de uma delegação de "os Verdes", chefiada por Celso Ferreira, a que se juntaram, ainda, elementos da CDU das juntas de Merelim (S. paio) de da Vila de Prado, onde se constatou "in loco" focos de poluição do Cávado.

Trata-se de uma situação "reincidente" e que vai levar agora "Os Verdes" a apresentar uma queixa ao Ministério do Ambiente. "É inconcebível que este rio continue a receber descargas ilegais, devido, essencialmente, à inexistência de redes de saneamento básico nas duas margens do Cávado", disse o dirigente nacional Celso Ferreira.

Em causa, conforme apurou o JN, estão as descargas feitas, principalmente, do lado da Vila de Prado, ainda sem rede de saneamento e onde é visível a "olho nu" manchas de poluição a jusante da ponte romana.

Por outro lado, "Os Verdes" chamam à colação o aparecimento, de dia para dia, de algas no leito do Cávado, chamando a atenção para o nível superior da quota das águas do Cávado, provocado pela mini-hídrica de Prado.

Para Manuel Monteiro, autarca da Assembleia de Freguesia de Merelim (S. Paio), esta situação "impede as melhores condições de funcionamento da praia fluvial da freguesia, pondo em causa a própria segurança dos banhistas, na época balnear que se avizinha".

Inquirido pelo JN, Nuno Ribeiro, da Agere (Empresa de Águas, Efluentes e Resíduos de Braga), rejeita qualquer responsabilidade da empresa municipal na poluição do Cávado, argumentando que, do lado do concelho de Braga, o saneamento "está todo ligado à rede municipal".

Já o mesmo não se passa na margem direita do Cávado, na Vila de Prado, onde o saneamento é "quase inexistente", com várias saídas de esgotos para o rio. Uma situação que vai levar também "Os Verdes" a questionarem, durante este mês, a Câmara Municipal de Vila Verde, sobre as descargas ilegais no rio. Fonte JN por Magalhães Costa

Minho: Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima (Report. MinhoActual.TV)

Euro 2008: Morre o Sonho, Sobrevive a Esperança


A selecção de Portugal terminou hoje a sua participação no Euro 2008, a realizar na Suíça/Àustria, ao perder 3 a 2 com a Alemanha.
As expectativas eram altas, mas infelizmente foram desfraudadas, e "Morre o Sonho". Como nem sempre quem "Joga Bonito" ganha, mais uma vez hoje ganhou o futebol da força e da eficácia. Há que dar os Parabéns à Alemanha pela eficácia, quanto a Portugal há que acreditar na mensagem que "Sobrevive a Esperança", e um dia seremos campeões Europeus, e quem sabe até Campeões Mundiais. Há que alimentar a esperança e sonhar de novo, aproveitando para já que sonhar ainda é grátis...


Força Portugal rumo ao Mundial 2010 na África do Sul!

Vila Verde: Parquímetros desertificam centro da vila



Uma guerra à vista entre os comerciantes e os moradores de Vila Verde e a Câmara local. A culpa é da introdução do estacionamento pago no centro da vila que está a provocar, lentamente, a sua desertificação.

Em dois meses, os comerciantes viram os seus rendimentos diminuir 30%; os moradores temem o aumento da criminalidade. Um passeio a pé pelo centro de Vila Verde mostra a realidade, nua e crua. Onde antes havia carros estacionados, há agora lugares vazios e pouco utilizados. A introdução de parquímetros desde o final do mês de Abril transformou, completamente, o casco urbano de Vila Verde: "isto está um verdadeiro deserto. As pessoas dizem-me que já não vêm aqui tomar café porque não compensa". Os rendimentos descerem 30% em dois meses: "para quem tem que pagar tudo, incluindo a renda do seu espaço comercial, não se vai safar", diz o dono de um estabelecimento de restauração que mostra a sua indignação quando acrescenta: "as pessoas vão todas para os dois hipermercados porque lá o estacionamento é grátis". Há mesmo pessoas que trabalham no centro que estão a deixar os carros nestes locais.

Os comerciantes ouvidos pelo JN dizem que, nunca foram ouvidos por causa desta questão: "a única convocatória que recebemos foi para uma reunião quando tudo já está decidido. No fundo, foi para nos dizerem o que se ia passar". A revolta dos comerciantes estende-se aos moradores. "Todos os meses pagamos 20 euros para termos um estacionamento e mais 20 euros anuais pelo cartão e não é um lugar cativo". Ora para quem paga empréstimo, condomínio e outros, "isto é mais uma despesa". Os habitantes temem o aumento da violência e da criminalidade porque "agora, vê-se pouca gente nas ruas" e porque "não há reforço de policiamento há muito".

Os proprietários de lojas e espaços comerciais juntam a sua voz às críticas: "eu nunca tive problemas para receber as rendas. Curiosamente, desde há dois meses a esta parte, está difícil a cobrança. Se tivermos em conta que a única coisa relevante que aconteceu foi a instalação de parquímetros, para mim, está tudo explicado". O mais curioso é que até os comerciantes que, no início, estavam a favor desta medida, são agora os mais críticos: "estamos a pensar em avançar com um abaixo-assinado contra os parquímetros", diz um comerciante que achava "que isto iria trazer outra dinâmica. Nunca pensei é que fosse uma dinâmica estática!".

A postura dos cinco elementos que a empresa municipal "Proviver", entidade que gera e rentabiliza o estacionamento pago, contratou para fiscalizar, merece duras críticas por parte de todos: "já chegaram a multar por um carro estar a descarregar. Queriam que se colocasse moedas só por dois minutos", isto é, nem descargas os comerciantes podem fazer. Se se tiver em conta que a única rua, para já, sem parquímetros (Luís de Camões) fica nas periferias, "vamos voltar aos carrinhos de mão", ironiza outro comerciante.

"O estacionamento pela vila toda é um exagero", diz outro dos interlocutores que até "percebia se os parquímetros estivessem concentrados nos locais onde há entidades públicas". A câmara está a construir um novo parque subterrâneo: "se isto à superfície é assim, o parque vai ficar às moscas". Todos os comerciantes são unânimes: "o pagamento é ridículo em Vila Verde porque a densidade automóvel não se compara com grandes cidades onde isso faz mais sentido e é até aconselhável".

A Associação Comercial de Braga foi uma das interlocutoras da autarquia neste processo. Apesar, de não haver ninguém disponível, em tempo útil para prestar mais esclarecimentos, o JN sabe que, à partida, a ACB é favorável à instalação de mecanismos deste tipo. Fonte JN por Pedro Antunes Pereira

Vila Verde: Rali conta com 97 inscrições, batendo record



Agendada para os dias 27 e 28 de Junho, a oitava edição do Rali de Vila Verde, última prova em pisos de asfalto do Campeonato Open 2008 e sexta do calendário, vai contar com uma lista recorde de 97 equipas, das quais 16 são espanholas, número que supera o anterior máximo conseguido pelo anterior Rali de Cerveira, onde se inscreveram 84 equipas e arrancaram 80 para a estrada.



Sem grandes alterações no seu figurino em relação a 2007, o Clube Automóvel do Minho reduziu apenas os cinco quilómetros finais do troço de Mixões da Serra, aceitando as sugestões dos pilotos e garantindo uma maior segurança.

Numa jornada que volta a contar com os Clássicos, Júnior e Regional Norte, Jorge Santos chega a esta prova instalado no comando do campeonato, mas tem vindo a perder alguma margem para Pedro Peres, que venceu os dois últimos confrontos. O piloto do Porto volta a ter algum favoritismo pelo seu lado, mas não de pode descurar a presença do piloto de Baltar.

Contudo, os dois principais pretendentes ao título terão ainda de contar com Miguel Araújo, o vencedor surpresa da última edição desta prova, que aqui retoma a conduçãod o Peugeot 206 S1600. Outro dado a assinar é a mudança de máquina de Ricardo Teodósio, com o algarvio a deixar o habitual Mitsubishi Lancer Evo IV na garagem e a recuperar o mais competitivo Citroen Saxo Kit Car pontualmente utilizado pelo seu irmão.

A prova começa, como é hábito, com a Super-Especial de Vila Verde, agendada para sexta-feira, dia 27 de Junho, a partir das 21h30. No sábado, os concorrentes terão à sua espera seis provas especiais diferentes. Duas Igrejas, Vade e Fojo, cumpridas por duas vezes na primeira secção, e Stª Ana, Valdreu e Mixões da Serra, cumpridas na derradeira uma única vez. Ao todo serão disputadas dez provas especiais com 63,80 quilómetros dos 161,56 que o rali tem na totalidade. Fonte AutoSport

Minho: Braga Romana, reviver o passado na Bracara (Report. MinhoActual.TV)

Pico de Regalados: Inaugura Domingo um Museu de Arte Sacra



É inaugurado, este domingo, o Museu de arte sacra de Pico de Regalados, em Vila Verde. O projecto, que amanhã é apresentado em conferência de imprensa, nasce da vontade de uma benemérita, Alcina Ferreira, da Fábrica da Igreja de Pico de Regalados e da Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave (ATHACA).
Alcina Ferreira contou ao "Correio do Minho" que comprou a casa, já em 1999, inicialmente para preservar o seu adro.
A ideia de aí instalar o Museu de Arte Sacra veio depois.
O processo demorou, mas o Museu está pronto a ser vi-sitado pelo público.
O investimento global ultrapassa os 250 mil euros, se for incluído o valor patrimonial do edifício, suportado por inteiro pela benemérita.
Este domingo, são inaugurados dois pisos dedicados à Arte Sacra, mas haverá também, numa segunda fase, uma componente dedicada à história local, em particular na vertente de etnologia, antecipa o presidente da ATHACA, Mota Alves.
O Museu irá expor o espólio de Arte Sacra existente na freguesia e que estava disperso entre a Igreja Paroquial e todas as capelas, incluindo imagens, paramentos, objectos de uso da Igreja.
Alcina Ferreira fala de peças de "valor incalculável" que vão poder ser apreciadas por todos, a partir de domingo. Fonte Correio do Minho por Teresa Marques Costa


Cervães: Povo pede médico para Extensão de Saúde


Os utentes da Extensão de Saúde de Cervães temem o encerramento daquele serviço. É que estão sem médico e enfermeira há cerca de dois meses. O centro de saúde diz que tem vindo a pedir o reforço do pessoal médico.

A Extensão de Saúde de Cervães, uma das freguesias com maior densidade populacional do Concelho de Vila Verde, funciona(va) todos os dias da semana, entre as nove da manhã e a uma da tarde, numa área do Centro Paroquial local. Um médico espanhol e uma enfermeira prestavam os necessários cuidados de saúde a uma área que chegou a ter perto de 1600 utentes. Até ao dia em que os seus serviços não foram renovados. A partir dessa altura, a Junta de Freguesia tem tentado encontrar respostas por parte das entidades competentes mas para já não conseguiram nada. "Tememos o pior", diz o Presidente de Junta de Freguesia, João Correia que tem andado em contactos com os diversos organismos locais, nomeadamente, Câmara Municipal e Centro de Saúde, mas as respostas "não dão em nada". Por isso, estranha a saída repentina do médico e considera que "parece que estão a preparar-se para encerrar definitivamente o serviço". A população já fez saber que se tal ideia for para a frente irão fazer tudo o que estiver ao seu alcance para evitar o encerramento do serviço. O autarca diz que "as pessoas andam, agora, ao 'Deus dará', não sabem o que fazer, tanto vão para Vila Verde como para Prado", reclama o autarca, para quem "a situação é preocupante. Não percebo que estejam a prejudicar uma área que tem um número de utentes tão elevada. Estamos esquecidos por este Governo que não olha para as pessoas, mas apenas para os números". O Centro de Saúde de Vila Verde tem vindo a pedir reforço de pessoal médico para as diferentes Extensões de Saúde, face ao número de utentes sem médico de família e sem assistência local. O director do Centro de Saúde, Rogério Costa, tem vindo a insistir na carência de médicos tendo já chegado a falar na necessidade de abrir vagas para mais dois ou três novos médicos, para suprir lacunas na sede e nas extensões da Vila de Prado, Escariz S. Martinho, Duas Igrejas e, agora, Cervães. Aguarda respostas do Ministério da Saúde, que tardam em chegar. Em Cervães, a população diz que não vai conter a sua indignação por muito mais tempo. "Se calhar, vamos ter que avançar com protestos, estamos mesmo a ponderar realizar uma petição/abaixo-assinado", conclui o presidente da junta. O JN sabe que em breve pode haver novidades, referentes a acções de luta dos habitantes da freguesia. Para já, esperam que a vinda a público deste situação, leva ao aparecimento de respostas por parte das entidades oficiais. Fonte JN por Pedro Antunes Pereira

Futebol: FC Porto vence II Torneio Internacional de Futebol Sub-13


Em Vila Verde, no escalão de sub-13, os jovens Dragões conquistaram o troféu no Torneio Internacional da vila minhota.

Conseguindo o pleno de vitórias nos encontros disputados na competição de Vila Verde, ao bater equipas como o Atlético de Madrid, o Benfica ou o Boavista, a equipa de sub-13 azul e branca levou a melhor na final perante o Sporting, 2-1, arrecadando o primeiro lugar na 2ª edição do Torneio Internacional de Vila Verde.

Fonte Site FC Porto

Vila Verde: Rali em contagem decrescente



A oitava edição do Rali de Vila Verde – sexta etapa do Campeonato Open de Ralis 2008 e última do ano em pisos de asfalto e pontuável também para os Campeonatos de Portugal de Clássicos, Júnior e Norte – realiza-se nos próximos dias 27 e 28 de Junho. As inscrições encerram amanhã. Esta é uma prova organizada pelo Clube Automóvel do Minho (CAM), que neste ano introduziu apenas uma novidade: a derradeira prova especial (Mixões da Serra) foi reduzida, a parte final, em cerca de cinco quilómetros, ficando agora com 6,59 em vez dos 12,01 do ano passado.
A base operacional está centrada na Escola Profissional Amar Terra Verde, em Vila Verde, local onde também está o parque fechado, parque de assistência, secretariado e sala de imprensa e onde se realiza a Super Especial, que dá início à competição às 21h30 de sexta-feira.
Os participantes têm de disputar seis provas especiais diferentes: Duas Igrejas, Vade e Fojo, cumpridas por duas vezes na primeira secção de sábado, e Santa Ana, Valdreu e Mixões da Serra, cumpridas na derradeira secção uma única vez. Ao todo serão disputadas dez provas especiais com 63,80 quilómetros dos 161,56 que compõem o rali.

Horário

Sexta, 27 de Junho de 2008
Partida de Vila Verde 21h05
Parque de Assistência (Vila Verde) 21h05
PE1 - Especial Vila Verde (1,5 km) 21h30
Parque de Assistência (Vila Verde) 21h35
Parque Fechado 21h55

Sábado, 28 de Junho de 2008
Partida de Vila Verde 08h30
Parque de Assistência (Vila Verde) 08h30
PE2 – Duas Igrejas 1 (8,20 km) 09h18
PE3 – Vade 1 (5,69 km) 09h41
PE4 – Fojo 2 (6,37 km) 10h08
PE5 – Duas Igrejas 2 10h55
PE6 – Vade 2 11h18
PE7 – Fojo 2 11h45
Parque Fechado 12h03
Parque de Assistência (Vila Verde) 14h30
PE8 – Santa Ana (7,34 km) 15h07
PE9 – Valdreu (7,85 km) 15h35
PE10 – Mixões da Serra (6,59 lm) 15h51
Parque de Assistência (Vila Verde) 16h25
Final 16h45

Fonte Site Jornal MOTOR

Podem visualizar abaixo o vídeo de uma etapas do Rali de Vila Verde 2006, em Duas Igrejas:


Soutelo: Centro Empresarial acolheu Mostra de Segurança



A onda de assaltos que se tem verificado nos estabecimentos comerciais do distrito de Braga levaram à realização de um salão dedicado exclusivamente à segurança, em Vila Verde.

A Associação Comercial de Braga promoveu este fim-de-semana, em Vila Verde, o SEGUR, Salão da Segurança, Protecção e Videovigilância.

A onda de assaltos que se tem verificado nos estabecimentos comerciais é um dos motivos apontados para a organização deste evento diz Abilio Vilaça, director geral da ACB.


Até este domingo no Centro de Dinamização Empresarial de Vila Verde, pode visitar o SEGUR, Salão da Segurança, Protecção e Vídeo. Videovigilância. Fonte Antena Minho

Minho: Expo Profissional dos Arcos de Valdevez (Report. MinhoActual.TV)

Vila Verde: Dia 4 das Festas Concelhias de Stº António 2008


As festas Concelhias de Stº António em Vila Verde terminam hoje, Domingo dia 15, com um vasto programa de actividades.

Destaca-se a Procissão em Honra de Stº António, a Final do Torneio Internacional de Futebol Infantil Sub-13, o Concerto Filarmónico, o concerto do famoso cantor Pedro Khima, e uma Grande Sessão de Fogo de Artifício.

Programa dia 15 de Junho:

9h00 - Alvorada Festiva

II Torneio Internacional de Futebol Infantil Sub-13

Prova de Cicloturismo de Stº António

11h00 - Missa Solene em Honra de Stº António

14h30 - Desfile e Concerto Filarmónico: Banda Musical de Vila Verde e Banda Portomosense

16h00 - 3º/4º e Final do Torneio Concelhio de Futebol Sub-13 Inter-Freguesias

17h00 - Majestosa Procissão em Honra de Stº António

18h00 - Final do II Torneio Internacional de Futebol Infantil Sub-13

22h00 - Concerto Filarmónico: Banda Musical de Vila Verde e Banda Portomosense

22h00 - Espectáculo Musical
M'VOID (Banda de Miguel Oliveira)
Pedro Khima

00h00 - Encerramento das Festas Concelhias
Grande Sessão de Fogo de Artifício

Abaixo podem ver e ouvir o primeiro single lançado por Pedro Khima, "Esfera":



Braga: Estádio AXA recebe Festival de música Solidariedade



André Sardet e Blind Zero vão actuar no Festival de Solidariedade que acontece no dia 21 deste mês, em Braga.




Trata-se de um evento organizado pela Fundação AXA Corações em Acção, que tem como propósito angariar fundos para para equipar uma segunda Unidade Móvel de Apoio ao Domicílio da Fundação do Gil, que permitirá alargar o apoio clínico e social ao domicílio a mais crianças vítimas de doenças crónicas.

Pela iniciativa solidária vão passar também:
- Patrícia Candoso;
- Adelaide Ferreira;
- Pequenos Violinos;
- Paganinus;
- Steel Velvet;
- Azeituna - Tuna da Universidade do Minho;
- Entre outros.


Mais informações acerca do Festival da Solidariedade nesta ligação

Fonte Cotonete

Braga: Encontro de gigantones e cabeçudos recebe 800 bonecos



São "três dias e três noites sem dormir" para os membros da Associação Ida e Volta, enquanto se ultimam os preparativos do Encontro Internacional de Gigantones e Cabeçudos, que envolverá, este ano, mais de 1500 participantes.

Considerado o espectáculo maior e mais antigo desta arte popular, contando já com 19 anos a abrir as festas de S. João, envolve "enorme esforço por parte dos associados", sobretudo na "questão logística". São seis meses a prepará-lo, nas folgas e tempos livres. Segundo descreve um dos seus organizadores, José Freitas, embora as personagens sejam já conhecidas e estimadas pela cidade, como os gigantones Maria Papoila e Zé Povinho, o padre, a freira e o cabeçudo que representa o presidente da Câmara, o evento de dois dias é sempre recebido com renovado entusiasmo. E, nesta edição, haverá novidades para além do grande desfile de amanhã. Hoje mesmo, por volta das 22h00, cerca de 20 gaiteiros protagonizam um festival de cultura popular e tradicional, designado de "Gaitada-Rufada", que poderá ser o primeiro de muitos. Ontem, os preparativos estavam no auge. Todos os gigantones e cabeçudos da associação estavam desmontados e de roupa lavada para seguirem para a Casa dos Crivos, onde abrirá uma exposição, patente até ao dia 24. No cortejo propriamente dito, marcado para as 16h30 de amanhã, na Avenida Central, não faltará a "orgulhosa" Maria Rosa, uma "cabeçuda" que faz a caricatura de uma adepta ferrenha vestida com as cores de Portugal. No total, saem à rua mais de 800 bonecos e 40 grupos. A este nível, só para o ano haverá surpresas, nas comemorações do vigésimo aniversário do encontro. "Nós acabamos por nem ver o resultado final. A festa é da cidade", confessa Pedro Lima, da organização. As verbas são sempre conseguidas a custo. São precisos, pelo menos, 20 mil euros para pagar despesas variadas, alojamento e alimentação de todos os convidados, cuja estada é conseguida a "um bom preço" através de um acordo com o Regimento de Cavalaria 6, por nove euros a noite. "Dormem no quartel em beliches nas camaratas e têm direito a pequeno-almoço. Alguns vão ficar também no Hotel Avenida e na Pousada da Juventude". Além do gozo de ver a cidade em festa, não há lucros materiais, muito pelo contrário. "O que ganhámos são os intercâmbios, viagens e relações humanas", diz José Freitas, que assinala a perda de um grande patrocinador: a extinta Região de Turismo Verde Minho. Fonte JN por Denisa Sousa


Vila Verde: Dia 3 das Festas Concelhias de Stº António 2008


O terceiro dia das Festividades Concelhias de Stº António 2008 terá um programa diversificado, desde um Torneio de Futebol Infantil, passando por uma corrida de cavalos até ao Festival Folclórico Luso-Espanhol.


Deixo abaixo o programa do dia 14 de Junho:


09h00 - Alvorada Festiva


Início do II Torneio Internacional de Futebol Infantil Sub-13


15h00 - Corrida de Cavalos (Passo Travado) na Rua dos Bombeiros


17h00 - Recepção Oficial aos Grupos participantes no Festival Folclórico Luso-Espanhol


20h30 - Missa Solene na Igreja Matriz de Vila Verde (interpretada pelos participantes do Festival Folclórico Luso-Espanhol)


21h30 - Desfile e Actuação dos Grupos do Festival Folclórico Luso-Espanhol

Cervães: Rottweiller guarda escola


As condições da Escola Básica e jardim-de-infância de Visage, na freguesia de Cervães, são muito más. As crianças estão rodeadas de barreiras nas suas brincadeiras habituais. A olhar para elas está uma cadela rottweiller.

O espaço escolar está rodeado de pedras, silvas, arames e arbustos e tem uma pequena protecção de 58 centímetros, pouco mais do que a altura deles. Têm ainda um telhado de uma casa vizinha e um entalamento entre muros sem qualquer protecção.

José Luís Alves é o porta-voz da associação de pais: "Já apanhámos crianças a trepar para o telhado atrás da bola de futebol e já vimos a bola cair junto à cadela. Para já, ela tem-se mostrado pacífica… Não sabemos é até quando". A vedação da escola é feita com material que se usa para sinalizar obras e "não tem altura suficiente".

Mas as queixas não se ficam por aqui: a "eterna" falta de caleiras e os entupimentos e sistemáticos são mais alguns dos problemas apontados. "As caixas de saneamento, às vezes, entopem e as crianças, além de ficarem sem sanitas, ficam também com líquidos e cheiros nauseabundos". Para José Luís Alves, "isto é um verdadeiro atentado à saúde pública" para o qual já foi pedida a intervenção do delegado de Saúde de Vila Verde.

Os pais exigem "resultados práticos e rápidos" e não chega "esticar as vedações que foi o que a Câmara fez quando sentiu que isto poderia vir para o conhecimento público". Os encarregados de educação têm também algumas palavras de ordem: "Exigimos segurança, dignidade! Queremos a situação resolvida porque os acidentes acontecem e amanhã pode ser tarde…"

Na calha está também a possibilidade de levar o caso a outras instâncias: "Vamos avançar para as entidades superioras, se acharmos que as autoridades locais não têm competências e vontade para resolver o problema". E são algumas as reivindicações dos pais, a começar pelo parque infantil, onde pedem a colocação de inertes para amortecer as quedas e não pedras; uma protecção lateral alta e suficientemente segura e equipamentos em boas condições de utilização.

Na área desportiva, os pais querem ver guarnições devidamente fixas, seguras e desempenadas e que protejam a entrada de intrusos e assegure que nenhuma criança sai sem autorização. O mais curioso é que a 1200 metro, "na mesma freguesia, logo, da mesma Câmara", há uma outra escola com todas as condições: "Terá sido a escola do Sobral construída para acolher alunos de outro nível e/ou de outra classe social? Que peso e medida terão sido utilizados para tal", perguntam os pais.

Perguntas foi também o que o Jornal de Notícias tentou fazer junto do vereador da Educação da Câmara de Vila Verde, mas Rui Silva nunca esteve disponível para responder. No entanto, uma rápida passagem pela carta educativa do concelho deixa antever que o número de alunos vai estabilizar nos próximos anos.

O mais curioso é que as condições constatadas pelos pais não merecem qualquer linha e volta a ser a outra escola da freguesia a ter uma referência: "Pretende-se o aproveitamento das excelentes instalações existentes, procedendo às necessárias ampliações, criando as condições necessárias para a concentração do Pré-escolar e 1.º ciclo, num só edifício, abrindo a possibilidade de servir refeição e, consequentemente, de funcionamento em regime normal".

Os pais querem "resultados práticos e rápidos", alertando para que "qualquer acidente resultante das graves e lamentáveis condições aqui descritas será da responsabilidade da Autarquia". Fonte JN por Pedro Antunes Pereira


Vila Verde: Dia 2 das Festas Concelhias de Stº António 2008


Depois dum primeiro dia repleto de animação marcada pelas rusgas, segue-se o segundo dia das Festividades. Dia 13 de Junho, dia de Santo António.
Este dia ficará marcado pela celebração da Missa Solene em Honra de Stº António, pela actuação dos vários ranchos folclóricos Vilaverdenses no Festival Folclórico concelhio, terminando com a presença do famoso cantor Paco Bandeira.


Programa, Dia 13, Sexta-Feira

9h00 - Alvorada Festiva - Animação de Rua - Grupo Zés P'reiras

11h00 - Missa Solene em Honra de Stº António (Local - Igreja Matriz de Vila Verde)

14h30 - Festival Folclórico Concelhio, com os grupos folclóricos de Marrancos, Paçô, Prado S. Miguel, Stª Maria de Turiz, Valdreu, Pedregais, Infantil de Vila Verde, Etnográfico de Vila Verde

21h00 - Noite Popular de St. António - Marchas Populares

22h00 - Espectáculo Musical - Carlos Soutelo - "O Bichinho"

23h00 - Paco Bandeira


Deixo-vos abaixo com um vídeo, duma das mais famosas músicas de Paco Bandeira, "Ternura dos 40"


Vila Verde: Associação "Trilhos no Ar" organiza encontro de "Paramotor"


A Associação Desportivo e Recreativa "Trilhos no Ar", organiza nos próximos dias 14 e 15 de Junho, o "1º Encontro de Paramotor Vila Verde 2008". Destacam-se no evento os vários vôos sobre as freguesias Vilaverdenses acompanhadas de Provas de Fotografia.

Este evento terá como programa:

Dia 14

07.00 Recepção aps pilotos
08.00 Briefing no local de vôo
09.30 Vôo à vontade dos pilotos (Treino de fotografia) *
12.30 Almoço Livre
17.00 Briefing no local de vôo
17.30 Percurso com prova de fotografia *
19.30 Fim de actividades
20.30 Jantar de confraternização


Dia 15

07.00 Recepção aos pilotos
08.00 Briefing no local de vôo
09.30 Rota de Vila Verde (Vale do Homem) *
12.30 Almoço Livre
15.00 Passeio por Vila Verde *
17.00 Final de actividades

*Percurso sujeito a alterações


Toda a informação em http://www.trilhosnoar.net/

Visualizem abaixo o vídeo de uma viagem movimentada por um Paramotor:


Arcozelo: GNR faz fiscalização que detem indivíduos em flagrante delito



O Posto da GNR de Prado, concelho de Vila Verde, desenvolveu, no fim-de-semana e véspera de feriado, várias acções de fiscalização que culminaram com várias detenções.

Na segunda-feira à noite, foram detectados três indivíduos em flagrante delito a tentar furtar uma máquina numa serração, localizada no Lugar de Vila Retão, na freguesia vilaverdense de Arcozelo.

Um dos suspeitos, de cerca de 40 anos, foi detido e os outros dois fugiram. O detido foi presente ao Tribunal e o processo baixou a inquérito. Entre sexta-feira e domingo, foram detidos quatro indivíduos por condução ilegal.

As acções de fiscalização rodoviária detectaram ainda outros quatro indivíduos a conduzir sob a influência do álcool. A GNR de Prado deteve ainda três indivíduos que fugiram depois de terem sido mandados parar pela patrulha.
Este tipo de operação de fiscalização vai continuar, aos fins-de-semana, e não só. Fonte Rádio Voz do Neiva

Soutelo: ACB organização Mostra dedicada à Segurança



Os mais actuais meios, produtos e serviços tecnológicos de segurança serão dados a conhecer ao público, no próximo fim-de-semana, no ‘SEGUR - Salão da Segurança, Protecção e Vídeo Vigilância’, promovido pela Associação Comercial de Braga (ACB) no Centro de Dinamização Empresarial, em Soutelo, Vila Verde.
Abílio Vilaça, director-geral da ACB, indica, antes de mais, que este salão foi pensado para auxiliar, principalmente, a classe empresarial, informando-a das formas mais sofisticadas de prevenir potenciais problemas como roubos.
“A vídeo vigilância por si só já pertence à Pré-História”, sublinhou o responsável, ontem, durante a apresentação do evento. Abílio Vilaça aproveitou, ainda, para alertar os comerciantes e empresários para investir na segurança, advertindo-os, sobretudo, para adoptarem uma “atitude preventiva”.

Mais. O director-geral da ACB recordou os comerciantes que podem apresentar projectos junto da associação no âmbito do programa MODCOM (até 18 de Julho) - e conseguir até apoios financeiros para investir numa melhoria ao nível dos sistemas de segurança nas suas lojas.
A Universidade do Minho UMinho) é a pincipal parceira neste salão, já que desenvolve actividade de investigação e desenvolvimento de tecnologias aplicadas. Henrique Santos, do Departamento de Sistemas de Informação, indica que durante o ‘SEGUR’, será apresentado um dos projectos inovadores de segurança que a UMinho já desenhou. Fonte Correio do Minho por Marta Caldeira

Vila Verde: Dia 1 das Festas Concelhias de Stº António 2008


As Festas Concelhias de Santo António 2008 iniciam hoje, prolongando-se até ao próximo dia 15 de Junho, Domingo.

O dia de hoje, 12 de Junho, terá um cariz mais popular, incidindo nas tradições festivas do nosso concelho.
Temos então como programa:

9h00 - Alvorada Festiva

22h00 - Animação de Rua
- Rusgas;
- Fogueiras de Stº António;
- Cantares ao Desafio.
Org. Associação Etnográfica de Vila Verde - Rancho Típico Infantil

00h00 - Desfile de Rusgas em Palco

01h00 - Sessão de Fogo de Artifício de Jardim

Vila Verde: Pica no chão do Minho já é marca registada (Report. MinhoActual.TV)

Soutelo: Boicote à entrada de camiões originou em atropelamento de 2 empresários


O boicote à entrada de camiões originou hoje, em Vila Verde, a queda de dois empresários quando tentavam obrigar uma carrinha a parar, e a sua consequente deslocação ao Hospital de São Marcos, em Braga, para tratamento a ferimentos leves.

Um dos dois transportadores já regressou ao local de piquete, na zona do Alívio, em Vila Verde, mas o outro continua a receber tratamento às escoriações resultantes da queda.

No local, encontra-se um piquete de "greve" dos transportadores que já conseguiu reter 25 camiões, tendo sido obrigado pela Brigada de Trânsito da GNR a deixar partir duas carrinhas, cujos motoristas disseram ter ordens dos patrões para entregar a carga "custe o que custar".

A GNR viu-se obrigada a escoltar as duas viaturas ante a ameaça dos transportadores de represálias "pelo caminho".

O piquete de Vila Verde conseguiu convencer, de forma pacifica, a maioria dos camionistas que seguiam para Braga, mas houve um caso em que foi quebrado o retrovisor de um camião, para o fazer ceder e um outro em que os pneus foram esvaziados com a retirada das válvulas de retenção do ar, para impedir o veículo de circular.

Os manifestantes permitiram, no entanto, que o proprietário do Intermarché local, retirasse legumes, peixe e carne de um camião para uma carrinha, de forma a garantir o abastecimento do hipermercado.

Em declarações à Lusa, José Cepa disse que o hipermercado estava com falta daqueles produtos, pelo que "foi necessário convencer os transportadores a deixarem-no levar a carga, que se iria estragar".

Em Braga, na zona da rotunda das piscinas, o boicote levou à retenção de 50 camiões que circulavam na cidade, alguns deles com produtos frescos, ou lácteos, destinados a supermercados.

A retenção dos veículos decorreu de forma pacífica, embora a GNR - que se postou na zona com um carro-patrulha - tenha sido obrigada a escoltar um camião que carregava explosivos. Fonte Agência Lusa por LM.

Valdreu: Homem não resiste a paragem cardíaca



A bênção dos animais, no passado Domingo, em Mixões da Serra, concelho de Vila Verde, ficou marcada pelo imenso trabalho dos bombeiros vila-verdenses ajudados pelos congéneres de Terras de Bouro. Com mais de quatro mil pessoas e muitos animais, o dia ficou assinalado com a morte de um homem, vítima de uma paragem cardio-respiratória.

Segundo informações recolhidas pela Rádio Voz do Neiva, o homem tinha cerca de 50 anos e já sofreria de problemas cardíacos. Uma mulher, mais nova, sofreu também um acidente quando caiu do cavalo em que seguia tendo a queda provocado a fractura da coluna.

A vítima foi assistida pelos bombeiros de Vila Verde e de Terras de Bouro e pela VMER de Braga tendo sido transportada de helicóptero para o Hospital de S. Marcos. A mulher descia os acessos a Mixões da Serra depois de ter levado o animal à cerimónia da bênção quando se deu o acidente.

Segundo os bombeiros de Vila Verde houve ainda muitos desmaios, motivados se calhar, pelo fenómeno de contágio, natural em pessoas com mais de 50 anos e com dificuldades de locomoção. Os bombeiros e agentes de segurança criticaram também a falta de organização e o caos da bênção dos animais em Mixões de Serra. Uma situação que é preciso rever, urgentemente, nos próximos anos, diz um elemento ligado às forças de segurança. Fonte Rádio Voz do Neiva

Vila de Prado: Um ‘centro solidário’ de ajudas técnicas



Várias entidades da zona sul do concelho de Vila Verde juntaram-se para criar e gerir o Centro Solidário, um espaço destinado a ceder ajudas técnicas a pessoas idosas e/ou dependentes, em situação de precariedade económica.
O Centro de Recursos, uma estrutura criada no âmbito da Comissão Social Inter-Freguesias (CSIF) da Área Sul da Rede Social do Município de Vila Verde, celebrou protocolo com a delegação da Vila de Prado da Cruz Vermelha Portuguesa, a Extensão de Saúde de Prado, as Juntas de Freguesia daquela zona e IPSS´s locais.


Este Centro Solidário destina-se a pessoas residentes na área geográfica da CSIF da Área Sul e é gerido pelo grupo de parceiros desta estrutura.
Cabe às juntas de freguesia da CSIF - Zona Sul encaminhar situações de possíveis utentes às técnicas de Serviço Social das IPSS envolvidas, fazendo o utente, acompanhar-se de formulário próprio em que a junta de freguesia informa acerca da situação.
Compete-lhe, ainda, reunir perio-dicamente com os demais parceiros, no intuito de encontrar formas de financiamento para a manutenção e aquisição de novas ajudas técnicas. Fonte Correio do Minho

Minho: ArteBarca mantém tradições (Report. MinhoActual.TV)

Hoje comemora-se o Dia de Portugal!


Hoje dia 10 de Junho, comemora-se "O Dia de Portugal", de "Camões" e das "Comunidades Portuguesas".
Ficou associado ao dia de 10 de Junho devido a assinalar a morte de Luís Vaz de Camões a 10 de Junho de 1580, e é também o Dia Nacional de Portugal.

Abaixo podem escutar o Hino de Portugal, "A Portuguesa":



Vila Verde: 8ª Edição do Rali de Vila Verde a 27 e 28 Junho


A oitava edição do Rali de Vila Verde, agendada para os dias 27 e 28 de Junho, já está completamente delineada, naquela que será a sexta etapa do Campeonato Open de Ralis 2008 e última do ano em pisos de asfalto.

A cerca de duas semanas da sua realização, a jornada, que pontua também para o Campeonato de Portugal de Clássicos, Campeonato de Portugal Júnior e Campeonato Regional Norte, não apresenta grandes novidades, pois o Clube Automóvel do Minho continua a apostar numa fórmula e estrutura que reúnem o agrado de todos os intervenientes.
A única alteração que foi decidida introduzir é na derradeira prova especial – Mixões da Serra -, que viu reduzir a sua parte final em cerca de cinco quilómetros, ficando agora com 6,59 em vez dos 12,01 de 2007.
De resto o CAM continua a manter uma estrutura compacta com a base operacional a estar centrada na Escola Profissional Amar Terra Verde, em Vila Verde, local onde também tem lugar o parque fechado, parque de assistência, secretariado e sala de imprensa, bem como a Super-Especial que mais uma vez dará início à competição, agendada para o dia 27 de Junho à partir das 21h30.
De resto, os concorrentes terão à sua espera seis provas especiais diferentes. Duas Igrejas, Vade e Fojo, cumpridas por duas vezes na primeira secção de sábado, e Stª Ana, Valdreu e Mixões da Serra, cumpridas na derradeira secção uma única vez. Ao todo serão disputadas dez provas especiais com 63,80 quilómetros dos 161,56 que o rali tem na totalidade.
As inscrições podem ser feitas a partir do dia 28 de Maio até 18 de Junho, directamente da Sede do Clube Automóvel do Minho, neste caso, até às 18 horas, ou na FPAK, até às 14 horas. Fonte Site Clube Automóvel do Minho

Mais informações nesta ligação

Minho: Camionistas bloqueiam Ponte da Vila de Prado e zona do Alívio para bloquear fábrica da Portucel



Um grupo de transportadores de Braga vai tentar bloquear hoje à tarde o movimento de camiões na fábrica de papel da Portucel, em Viana do Castelo, que afirmam estar a «furar» a paralisação no Minho, disse fonte do sector.

Um dos transportadores adiantou que uma boa parte dos camiões que opera na Portucel são oriundos de Braga.

«É inadmissível que haja empresas que furam a nossa paralisação», afirmou, frisando que o bloqueio vai abranger, apenas, os camiões e não o tráfego em geral.

Os 100 camionistas - número que tende a engrossar - pararam para almoçar, mas preparavam-se para, ao início da tarde, bloquear a passagem de camiões para a cidade de Braga, colocando-se junto à ponte de Prado, na zona do Alívio - ambos em Vila Verde - na Ponte do Bico, na confluência Amares/Braga, em S. Mamede de Este, para os que vêm da Póvoa de Lanhoso e nas entradas das vias que vêm de Guimarães, Barcelos e Porto.

Alberto Rodrigues adiantou aos jornalistas que a decisão de impedir a entrada de camiões em Braga foi tomada colectivamente e de forma espontânea pelos transportadores, que querem, assim, «que o Governo tome medidas para ajudar o sector». Fonte Diário IOL