A Adere-Minho promoveu o lançamento do Manual e DVD – “Faça você mesmo”, um instrumento que possibilita a execução de um Lenço dos Namorados do Minho, apresentando os passos necessários para o sucesso. A apresentação pública do Manual foi apadrinhada pela actriz Ana Paula Mota (Picolé), uma grande apreciadora do artesanato minhoto. O “Lenço das Quatro Quadras”, um dos lenços mais conhecidos do Minho foi o escolhido para a execução, que contou com a prestação da artesã Rosa Lopes, que dá a conhecer, passo a passo, como se deve fazer o tradicional lenço.
Para Teresa Costa, coordenadora da Adere-Minho trata-se de «uma ideia pedagógica» para mostrar a todas as pessoas interessadas nos lenços o trabalho moroso que leva a sua execução. «Percebendo a dificuldade e a morosidade que leva a fazer um lenço, as pessoas deixem de os considerar tão caros. É provável até que comecem a achar o seu preço demasiado barato, para o trabalho que dá», explica.
O Manual e o DVD é oferta, basta para isso aceder ao site da Adere Minho em http://www.adereminho.pt/.
Trata-se de mais uma iniciativa promovida pela associação, no caminho para a promoção, valorização e dignificação do artesanato, em particular dos Lenços dos Namorados do Minho, como primeiro produto certificado no continente.
Os Lenços dos Namorados apresentam como a mais genuína forma poética e artística utilizada pelas moças do Minho, em idade de casar. Constituído por um quadrado de linho, ou de algodão, que as jovens bordavam a seu gosto, “materializando” os seus sentimentos mais íntimos que a envolviam.
A procura das origens, do património e valorização do passado, tem provocado na população em geral e, nos jovens em particular, a descoberta e a compreensão das tradições, promovendo a procura de produtos artesanais, neste caso em particular de “Lenços dos Namorados do Minho”. Fonte Site Mais Actual por Márcia Possacos
0 comentários:
Enviar um comentário