Pelo sétimo ano consecutivo, estão aí os Presépios de Garfe, na Póvoa de Lanhoso, que prometem deliciar adultos e crianças, entre os dias 14 de Dezembro e 11 de Janeiro de 2009.
À semelhança de em 2007, também são 13 os exemplares construídos pela população e localizados nos seguintes lugares: São Roque, Pena, São Pedro, Pinheiro, Salgueiros, Igreja, Gondiães, Carvalhinho, Devesa, Moinhos, Costa, Quintã e Cilindro.
A organização desta iniciativa parte da Paróquia de Garfe, em colaboração com a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia, tendo o apoio de diversas entidades.
Segundo o pároco de Garfe, padre Luís Peixoto, “vale a pena visitar estes Presépios. Quem já os viu, gostou e estará disposto a vê-los novamente; quem não os viu, que não deixe passar o Natal sem visitar os Presépios de Garfe, que já são uma marca, algo que não existe em outros locais. Nós temos 13 presépios, é uma aldeia transformada num grande Presépio, espalhado por 13 lugares da freguesia”. Em cada Presépio, será celebrada uma missa de acordo com um plano já definido.
Reconhecendo a dimensão que, ano após ano, esta iniciativa tem assumido, a Câmara Municipal vai, mais uma vez, levar as cerca de 400 crianças dos Jardins-de-Infância (JI) do Concelho a visitar os Presépios de Garfe. “É uma forma de promovermos o respeito pela história a pelas tradições locais”, refere a Vereadora da Educação, Gabriela Fonseca. “Esta é uma actividade do Pelouro da Educação da Câmara Municipal a que todos os educadores têm aderido, pois tem sido uma das mais apreciadas pelos mais pequenos, daí que continuemos a apostar nesta iniciativa. Durante a próxima semana, os Presépios de Garfe terão ainda mais vida e brilho com a visita da pequenada”, sublinha. Fonte Mais Actual por Márcia Possacos
0 comentários:
Enviar um comentário