Soutelo: Recebe seminário sobre ‘Gestão de Resíduos Industriais''


A Câmara Municipal de Vila Verde apoia um Seminário sobre ‘Gestão de Resíduos Industriais – Responsabilidades e Novas Oportunidades para o Futuro’, dia 25 de Setembro, no Instituto Empresarial do Minho (IE Minho), em Soutelo.


‘A compreensão da problemática dos resíduos e a procura de sua solução pressupõem mais do que a adopção de tecnologias’. Este é o ponto de partida para a realização de um Seminário subordinado ao tema ‘Gestão de Resíduos Industriais – Responsabilidades e Novas Oportunidades para o Futuro’, agendado para o próximo dia 25 de Setembro, no Instituto Empresarial do Minho (IE Minho), instalado em Soutelo, Vila Verde. Esta acção conta com o apoio do Município de Vila Verde - Pelouro do Planeamento, Urbanismo e Ambiente.

«Os resíduos, produzidos sobretudo pela indústria, são particularmente preocupantes, pois, quando incorrectamente tratados, são uma grave ameaça para o meio ambiente», pode ler-se na nota introdutória de apresentação do Seminário. A mesma nota refere «a complexidade e a gravidade dos problemas relacionados com a gestão de resíduos industriais e de embalagens é um desafio que se coloca tanto às empresas como à sociedade contemporânea. É natural portanto, a ideia da co-responsabilidade civil, num enquadramento político-legal, adequado à realidade portuguesa. Uma acção na origem do problema exige reflexão de todos os agentes envolvidos».

Neste sentido, a CLEVER SOLUTIONS - em parceria com a Câmara Municipal de Vila Verde, IEMinho, e a AIMinho - no âmbito daquilo que é a sua estratégia de posicionamento e contributo social, assume a iniciativa de levar a cabo um seminário técnico denominado Gestão de Resíduos Industriais – Responsabilidades e novas Oportunidades para o Futuro, colocando à disposição do mercado empresarial a oportunidade de esclarecer dúvidas , conceitos e aspectos legais na presença das entidades que mais se destacam nas respectivas áreas de actividade, pela sua excelência e cultura organizacionais.

Dando continuidade à estratégia de divulgação e promoção das melhores práticas disponíveis e implementadas em Portugal, este seminário terá como objectivos fundamentais:

- Analisar o cumprimento e a execução dos planos estratégicos nacionais do sector dos resíduos, no tocante à legislação vigente.
- Sensibilizar todos os participantes, técnicos de empresas industriais e de serviços, membros da administração pública, para a importância da valorização dos resíduos industriais, sendo estes uma mais-valia no mercado dos resíduos, contribuindo também para a poupança de recursos e valorização energética.
- Avaliar os processos de tratamento e eliminação em curso no nosso país ao nível dos resíduos industriais não perigosos, como a deposição em aterros.
- Dar a conhecer o novo projecto, em fase de lançamento, de um portal on-line que permitirá criar sinergias mais eficientes e simplificadas entre o produtor e o operador de resíduos.
- Dar uma perspectiva da evolução sentida ao longo dos últimos anos, quer na área das tecnologias de recolha, quer no processamento e encaminhamento de material de embalagem para reciclagem.

«Contribuir para a construção de uma sociedade moderna, desenvolvida e sustentável, que sobretudo proteja a saúde pública, contribuindo para a qualidade de vida e para a qualidade do meio ambiente é uma obrigação de todos», observa o Vereador do Ambiente do Município de Vila Verde, Dr. António Zamith Rosas.
Este seminário terá como público-alvo Empresários e Quadros dos Sectores da Indústria e Serviços, Produtores e Operadores de resíduos, Associações empresariais, Profissionais do Sector Ambiental, Técnicos da Administração Pública Central, Regional e Local.
Estarão presentes como oradores, representantes de Sistemas Municipais e Indústria, bem como representantes de congéneres da Sociedade Ponto Verde, Agência Portuguesa do Ambiente, Lipor e Braval, que trarão uma visão nacional das práticas de recolha e encaminhamento para reciclagem de resíduos industriais e embalagens. Fonte Site CMVV

Toda a informação nesta ligação.

0 comentários: