Vila Verde: Braval já recolheu cerca de 1200 lt de óleo usado


Por iniciativa da Associação de Defesa do Ambiente e dos Animais, à qual se associou o ‘Feira Nova’, a Braval entregou ontem, no mesmo hipermercado, centenas de óleões.

Os óleões estão a ter um enorme sucesso junto das famílias abrangidas pela Braval. Prova disso mesmo é a segunda acção de entrega de contentores à população, que decorreu ontem no hipermercado ‘Feira Nova’, em Vila Verde.
“Em duas horas entregamos 120 contentores”, disse ao ‘Correio do Minho’ o administrador-delegado da Braval, Pedro Machado.


Os primeiros contentores foram entregues no mês de Abril, também em Vila Verde, tendo sido recolhidos, até ao momento, “cerca de 1200 litros de óleos vegetais usados”, avançou.
Para um total de 250 mil habitantes, a Braval estima uma produção média anual de 1 milhão e 500 mil litros de óleo usado, querendo transformar todo esse óleo em biodiesel. Para o efeito, está a ser construída uma unidade de valorização do óleo alimentar, que será, posteriormente, usado como combustível nas viaturas da Braval, AGERE e TUB.
A iniciativa, inserida no projecto ‘Óleo +’, está a ter “uma óptima adesão”, afirmou o administrador-delegado, assegurando: “estamos receptivos e empe- nhados em fazer acções de sensibilização junto das empresas e/ou instituições”.


Delfina Nunes e Luís Lopes, residentes em Vila Verde e Amares, deram, ontem, o exemplo.
Ambos fazem reciclagem, mostrando-se ainda receptivos à reutilização dos óleos alimentares.
Mostrando-se preocupados com o ambiente, os dois cidadãos levaram os contentores para casa.
Nos oleões entregues à população podem ser deitados óleos vegetais (azeite, óleo de soja, girassol, amendoim, milho, palma e algodão), gorduras animais (manteiga, banha de porco) e óleos das latas de conserva.
Após a adesão do cliente, a Braval fornece o respectivo contentor. Quando estiver cheio, as famílias devem ligar para o número verde 800 220 369, solicitando a recolha do óleão.
No dia 28 de Maio a Braval entrega oleões em Vieira do Minho, no dia 4 Junho na Póvoa de Lanhoso e no dia 5 em Terras de Bouro. Fonte Correio do Minho por Vera Batista Martins

0 comentários: