Cervães: Extensão de Saúde sem médico há um mês



"A situação está a chegar ao limite”. Há um mês e uma semana que a população de Cervães, concelho de Vila Verde, está sem médico e enfermeira na Extensão de Sáude local.
O médico, de nacionalidade espanhola, conseguiu colocação em Espanha e deixou a freguesia”, disse ao ‘Correio do Minho’ o presidente da junta de Cervães, João Correia.
Os cerca de 1700 utentes daquela extensão “estão revoltados com a situação” e queixam-se de “andar de um lado para o outro, a gastar gasolina, e sem serem atendidos”.
Depois de escrever à Sub-região de Sáude de Braga, a explicar a inexistência de médico de família e enfermeira, o autarca assegura que recebeu um fax (da mesma sub-região) com a garantia de atendimento na Extensão de Saúde de Prado e no Centro de Saúde de Vila Verde.
“O problema é que isso não tem acontecido. Muitas pessoas dirigiram-se a Prado e a Vila Verde e vieram embora sem consulta”, conta João Correia.


Os cerca de quatro mil habitantes da freguesia de Cervães temem o pior.
“As pessoas andam chateadas porque não se sabe se vamos ter médico ou não, e isso pode ser um passo para fecharem a extensão de saúde”, acrescentou.
O médico avisou os utentes da sua saída “15 dias antes de se ir embora”, mas “o problema é que ainda não temos médico”, referiu.
Em marcha estão já algumas formas de protesto, nomeadamente o envio de uma carta à ministra da Saúde.
A circular estará, ainda, um abaixo-assinado a favor da vinda de um médico para a freguesia. “A população calada é que não vai ficar”, prometeu o presidente da junta.
A Extensão de Saúde de Cervães - uma das freguesias com maior densidade populacional do concelho de Vila Verde - estava aberta ao público todos os dias úteis, entre as 9 e as 13 horas, numa área do centro paroquial da freguesia. Fonte Correio do Minho por Vera Batista Martins

0 comentários: