Minho: Antigos alunos da UM promovem caminhada pelo Gerês


A Associação dos Antigos Estudantes da Universidade do Minho (AAEUM) tem agendada, para o próximo fim-de-semana, uma caminhada em que se propõe desafiar o percurso da Via Nova, também designada por Geira. A sugestão é, desta vez, descobrir a antiga estrada romana que ligou Bracara Augusta a Asturica Augusta.

Entre Amares e Lobios (Espanha) a Geira atravessa paisagens muito variadas, passando pela Mata da Albergaria, considerada uma reserva integral do PNPG. O contexto histórico é, pois, excepcional, permitindo aos viandantes apreciar panorâmicas diversificadas, aprender a gostar da natureza e a conhecer um pouco mais da nossa história.

No entender dos promotores, percorrer a Via Nova é "regressar a um tempo perdido, em que os meios de transportes e ritmo de vida eram diferentes". O bom estado de conservação desta via permite caminhar ao longo de cerca de 40 quilómetros da estrada romana.

"Nesta etapa caminharemos entre a milha XIII e a milha XXVI. Esta será a primeira de duas etapas que nos levarão até às famosas piscinas de águas quentes (Lobios, Espanha), ficando o banho prometido para a parte II.

O percurso tem uma extensão de 21 quilómetros e dura, aproximadamente, 6,30 horas. A cota máxima (628 metros) verifica-se em Campo do Gerês e a cota inferior (418 metros) em Santa Cruz. Mais informações em http://www.euromide.info/ . Fonte JN


0 comentários: