Vila Verde: Apoia e integra cidadãos estrangeiros



O Município de Vila Verde está a prestar apoio à população estrangeira/imigrante residente no Concelho, no âmbito de um Protocolo estabelecido entre a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e o Serviços de Estrangeiros e Fronteiras. Os serviços prestados, ao nível da emissão de registos de cidadãos da União Europeia, estão a ser processados pelo Gabinete de Apoio à Comunidades Portuguesas, sito nos Paços do Concelho.

Numa óptica dúplice de apoiar/integrar e controlar a permanência e actividades de estrangeiros no território concelhio, o Município de Vila Verde assegurou, desde logo, a sua participação directa e activa no Protocolo estabelecido entre a ANMP e o SEF.
Uma colaboração que visa ainda contribuir para assegurar a gestão e a comunicação de dados relativos à Parte Nacional do Sistema de Informação Schengen (NSIS) e de outros sistemas de informação comuns aos Estados membros da União Europeia, no âmbito do controlo da circulação de pessoas.

Com base nestes pressupostos, o Município de Vila Verde, enquanto espaço de acolhimento de um número considerável de cidadãos estrangeiros, está a contribuir para assegurar que os procedimentos adoptados possam funcionar numa lógica integrada e articulada das tecnologias de informação e comunicação, disponíveis em todo o território nacional. Fonte Voz do Neiva por Luís Filipe Pereira

0 comentários: