Soutelo: Complexo BragaFut recebe atletas do Sporting



A Bragafut, academia de futebol localizada em Vila Verde, distrito de Braga, vai passar a integrar nas suas equipas de competição todos os atletas referenciados pelo Sporting na zona Norte, até ao escalão de infantis.

O protocolo agora estabelecido tem como objectivo a adopção por parte da escola minhota da metodologia usada na academia "leonina", nomeadamente a utilização de uma "linguagem comum", disse Filipe Marques, mentor e coordenador da Bragafut.

Segundo Filipe Marques, numa primeira fase a Bragafut vai acolher quatro jogadores da região de Braga, mas a meta é aumentar, progressivamente, o número de atletas.

Criada em 2003, a Bragafut conta com instalações próprias (campos sintéticos e, em breve, relvados) e ganhou visibilidade mediática ao "vender", precisamente ao Sporting, dois jogadores muito jovens, Bruno Silva e Miguel António, de apenas oito anos.

Os atletas evidenciaram-se no Mundialito de futebol infantil, disputado em Vila Real de Santo António, e, apesar do interesse de Benfica e até do Real Madrid, as condições oferecidas pelo Sporting foram determinantes para os pais dos jovens terem optado pelo clube de Alvalade.

A Bragafut pode tornar-se, no próximo ano, numa "Academia Sporting", uma vez que o desejo do clube é ter academias em todo o país, num conceito tipo "franchising": dá formação aos "franchisados" (academias ou escolas locais) que usam a sua metodologia, empresta o seu nome, e partilha os lucros, neste caso, os jovens atletas.

Filipe Marques afirmou que "chegou a haver um protocolo com o Benfica, mas não funcionava. Chegámos a participar em alguns torneios em Lisboa, mas tudo muito mal organizado, não tinham ainda estrutura nem metodologia".

Em sua opinião, "o Sporting evidencia-se pelo acompanhamento ímpar que dá às crianças. Funciona de facto muito bem".

A notícia da transferência dos dois jovens craques para o Sporting chegaram ao conhecimento de um emigrante açoriano radicado em Bérgamo, Itália, que de foi conhecer 'in loco' a realidade da academia bracarense e, propôs abrir naquela cidade italiana uma "Bragafut Itália".

O desafio foi aceite por Filipe Marques e deverá ganhar forma em breve. Fonte InforDesporto

0 comentários: