O Agrupamento de Escolas de Pico de Regalados está empenhado em mostrar que a História não está só nos livros e propõe-se fazer uma recriação histórica do “tempo dos nossos bisavós”, envolvendo toda a comunidade.
No dia 27 de Maio, na EB 1 Monsenhor Elísio Araújo, será recirada uma feira do início a meados do séc. XX, mas a actividade inclui também workshops de danças tradicionais, representação de pregões e profissões da epoca, venda de produtos agrícolas, matança do porco e actividades agrícolas tradicionais como a espadelada e a malhada, a par de uma taberna típica e um boticário.
A promoção de produtos artesanais é outro vertente da recriação, envolvendo várias instituições concelhias.
A coordenadora da actividade, a cargo do Departamento de Ciências Sociais e Humanas, Maria da Graça Pereira, explica que o objectivo é tentar reviver as tradições, incentivando os alunos à recolha de elementos, desde roupa a fotografias.
Os alunos podem conversar com os mais velhos para saber como era a vida “no tempo dos nossos bisavós”.
Trajar à época é um dos requisitos, bastando envergar um chapéu de palha, no caso dos homens, ou um xaile cruzado na frente, para as mulheres.
A recriação histórica contará com a participação activa dos pais e encarregados de educação. Fonte Correio do Minho por Teresa Marques Costa
0 comentários:
Enviar um comentário