O património religioso apresenta-se como um filão de valor incalculável para o turismo em Portugal, mas que tem sido pouco rentabilizado. De tal forma que representa uma quota de mercado abaixo dos 5% do turismo nacional. Ainda assim, é uma fatia suficiente para gerar um movimento superior a 500 milhões de euros por ano e que a breve prazo promete atingir valores recorde.
“Só os santuários portugueses registam 40 a 50 milhões de visitas por ano”, estima Abílio Vilaça, da cooperativa de turismo religioso e cultural Turel, que há quatro anos lançou um trabalho de valorização e divulgação do património religioso a partir de Braga, com base num projecto que está a estender-se a todo o País e inclui a ‘jóia da coroa’ nacional: Fátima.
A Turel apresenta actualmente um conjunto de 41 produtos turísticos diferenciados, com programas de um a 11 dias, disponíveis em agências de viagem. “É impressionante o aumento constante da procura de roteiros e informações destes produtos por parte de portugueses e, sobretudo, de estrangeiros”, realça Abílio Vilaça, apontando o património religioso como “fundamental” para catapultar o turismo cultural em Portugal para níveis mais próximos do que acontece no Mundo Ocidental.
Nesta altura, Braga apresenta-se como a diocese mais trabalhada em termos de promoção e animação turística. Depois de Fátima, onde acorrem por ano 5 milhões de peregrinos, os santuários de S. Bento da Porta Aberta no Gerês (3,5 a 4 milhões), Sameiro e Bom Jesus em Braga (2,5 milhões) são os que recebem mais visitas. Mas o projecto está já em implementação no Porto e Viana do Castelo, seguindo-se Fátima, Aveiro, Vila Real e Viseu.
Os dados da Turel indicam que “bem mais de 300 mil estrangeiros por ano entram em Portugal, de avião, apenas por motivação religiosa”. Para os próximos anos, espera-se que o património religioso – que representa mais de 70% do património português – contribua para elevar o turismo cultural em Portugal para cerca de 40%, que é a fasquia ocupada pela motivação ‘praia-sol’.
ROTEIRO DOS SANTUÁRIOS MARIANOS
O roteiro dos caminhos marianos assume-se como um autêntico ex--líbris das propostas de turismo religioso que estão a ser desenvolvidas pela Turel em Portugal.
O projecto resulta do desafio lançado pelo presidente da Câmara de Famalicão, Armindo Costa, como forma de promover também o ‘seu’ Santuário de Nossa Senhora do Carmo. No roteiro dos templos consagrados à padroeira de Portugal – Nossa Senhora – incluem-se ainda os santuários de Abadia (Amares), Alívio (Vila Verde), Penha (Guimarães) e Sameiro (Braga), assim como os de Nossa Senhora da Saúde (Gaia), de Nazaré, da Batalha e, claro, de Fátima. Fonte Correio da Manhã por Carlos Ferreira
“Só os santuários portugueses registam 40 a 50 milhões de visitas por ano”, estima Abílio Vilaça, da cooperativa de turismo religioso e cultural Turel, que há quatro anos lançou um trabalho de valorização e divulgação do património religioso a partir de Braga, com base num projecto que está a estender-se a todo o País e inclui a ‘jóia da coroa’ nacional: Fátima.
A Turel apresenta actualmente um conjunto de 41 produtos turísticos diferenciados, com programas de um a 11 dias, disponíveis em agências de viagem. “É impressionante o aumento constante da procura de roteiros e informações destes produtos por parte de portugueses e, sobretudo, de estrangeiros”, realça Abílio Vilaça, apontando o património religioso como “fundamental” para catapultar o turismo cultural em Portugal para níveis mais próximos do que acontece no Mundo Ocidental.
Nesta altura, Braga apresenta-se como a diocese mais trabalhada em termos de promoção e animação turística. Depois de Fátima, onde acorrem por ano 5 milhões de peregrinos, os santuários de S. Bento da Porta Aberta no Gerês (3,5 a 4 milhões), Sameiro e Bom Jesus em Braga (2,5 milhões) são os que recebem mais visitas. Mas o projecto está já em implementação no Porto e Viana do Castelo, seguindo-se Fátima, Aveiro, Vila Real e Viseu.
Os dados da Turel indicam que “bem mais de 300 mil estrangeiros por ano entram em Portugal, de avião, apenas por motivação religiosa”. Para os próximos anos, espera-se que o património religioso – que representa mais de 70% do património português – contribua para elevar o turismo cultural em Portugal para cerca de 40%, que é a fasquia ocupada pela motivação ‘praia-sol’.
ROTEIRO DOS SANTUÁRIOS MARIANOS
O roteiro dos caminhos marianos assume-se como um autêntico ex--líbris das propostas de turismo religioso que estão a ser desenvolvidas pela Turel em Portugal.
O projecto resulta do desafio lançado pelo presidente da Câmara de Famalicão, Armindo Costa, como forma de promover também o ‘seu’ Santuário de Nossa Senhora do Carmo. No roteiro dos templos consagrados à padroeira de Portugal – Nossa Senhora – incluem-se ainda os santuários de Abadia (Amares), Alívio (Vila Verde), Penha (Guimarães) e Sameiro (Braga), assim como os de Nossa Senhora da Saúde (Gaia), de Nazaré, da Batalha e, claro, de Fátima. Fonte Correio da Manhã por Carlos Ferreira
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