Braga: Sameiro e Bom Jesus são os santuários mais visitados



O património religioso apresenta-se como um filão de valor incalculável para o turismo em Portugal, mas que tem sido pouco rentabilizado. De tal forma que representa uma quota de mercado abaixo dos 5% do turismo nacional. Ainda assim, é uma fatia suficiente para gerar um movimento superior a 500 milhões de euros por ano e que a breve prazo promete atingir valores recorde.



Só os santuários portugueses registam 40 a 50 milhões de visitas por ano”, estima Abílio Vilaça, da cooperativa de turismo religioso e cultural Turel, que há quatro anos lançou um trabalho de valorização e divulgação do património religioso a partir de Braga, com base num projecto que está a estender-se a todo o País e inclui a ‘jóia da coroa’ nacional: Fátima.

A Turel apresenta actualmente um conjunto de 41 produtos turísticos diferenciados, com programas de um a 11 dias, disponíveis em agências de viagem. “É impressionante o aumento constante da procura de roteiros e informações destes produtos por parte de portugueses e, sobretudo, de estrangeiros”, realça Abílio Vilaça, apontando o património religioso como “fundamental” para catapultar o turismo cultural em Portugal para níveis mais próximos do que acontece no Mundo Ocidental.

Nesta altura, Braga apresenta-se como a diocese mais trabalhada em termos de promoção e animação turística. Depois de Fátima, onde acorrem por ano 5 milhões de peregrinos, os santuários de S. Bento da Porta Aberta no Gerês (3,5 a 4 milhões), Sameiro e Bom Jesus em Braga (2,5 milhões) são os que recebem mais visitas. Mas o projecto está já em implementação no Porto e Viana do Castelo, seguindo-se Fátima, Aveiro, Vila Real e Viseu.

Os dados da Turel indicam que “bem mais de 300 mil estrangeiros por ano entram em Portugal, de avião, apenas por motivação religiosa”. Para os próximos anos, espera-se que o património religioso – que representa mais de 70% do património português – contribua para elevar o turismo cultural em Portugal para cerca de 40%, que é a fasquia ocupada pela motivação ‘praia-sol’.

ROTEIRO DOS SANTUÁRIOS MARIANOS

O roteiro dos caminhos marianos assume-se como um autêntico ex--líbris das propostas de turismo religioso que estão a ser desenvolvidas pela Turel em Portugal.

O projecto resulta do desafio lançado pelo presidente da Câmara de Famalicão, Armindo Costa, como forma de promover também o ‘seu’ Santuário de Nossa Senhora do Carmo. No roteiro dos templos consagrados à padroeira de Portugal – Nossa Senhora – incluem-se ainda os santuários de Abadia (Amares), Alívio (Vila Verde), Penha (Guimarães) e Sameiro (Braga), assim como os de Nossa Senhora da Saúde (Gaia), de Nazaré, da Batalha e, claro, de Fátima. Fonte Correio da Manhã por Carlos Ferreira

0 comentários: