Atães


População: 616 habitantes (pelos Censos 2001)

Actividades Económicas: Agricultura, pecuária e madeira.

Festas e Romarias: Santo Amaro (15 de Janeiro), S. José (19 de Março) e S. João (26 de Dezembro).

Orago: São João

Património cultural e edificado: Igreja Paroquial, Capela S. José e pelourinhos de Lama e Portela de Vade

Outros locais de interesse turístico: Casa do Paço de Atães (brasonada), Portela do Vade e miradouros de Albergaria e Portela do Vade.

Artesanato: Tamancaria e bonecos de peluche.

Colectividades: Assoc. Desport. Cult. e Recreativa de Portela do Vade, Ass. Desp. Dos Amigos de Atães e Grupo Coral de Atães.

Situada a 10 Km da sede do concelho, foi vigairaria anexa a S. Miguel de Prado e pertenceu ao concelho de Pico de Regalados. Afirma-se que D. António Prior do Crato, na fuga para o estrangeiro, após a derrota de Alcântara, esteve escondido na antiga Casa do Paço. Esta, brasonada, foi dos Limas. A favor desta casa passou D. Sebastião, em 1558, um “padrão” privilegiando-a, assim como toda a freguesia.
A Atães pertence o lugar de Portela do Vade, desde Outubro de 1926, sede de uma paróquia eclesiástica. A igreja matriz guarda uma imagem da Virgem e do Menino, do Séc. XVI, e uma imagem do Cristo Rei (a única no concelho), uma custódia, uma naveta e uma cruz paroquial (Séc. XIX).

Links



Bibliografia

Dicionário Enciclopédico das Freguesias 1º Volume (Braga-Porto-Viana do Castelo) –MinhaTerra (Estudos Regionais de Produção e Consumo, Lda)