Portugal: Lisboa-Dakar com especiais no alentejo



Foram revelados esta quinta-feira, nos Paços do Concelho, em Lisboa, os detalhes do percurso da 29ª edição do Rally Euromilhões Lisboa-Dakar 2007, que se realiza de 6 a 21 de Janeiro. Assim, pelo segundo ano consecutivo, os concorrentes irão partir de Lisboa, desta feita para uma maratona de 8696 quilómetros, 5010 dos quais cronometrados, ao longo de 14 etapas.

Os pilotos e motards irão realizar a primeira batalha nas duas especiais em solo lusitano, depois irão atravessar o Mediterrâneo e no continente africano percorrerão quatro países - Marrocos, Mauritânia, Mali e Senegal -, onde a classificação final será estabelecida após a etapa entre Tambacounda e Dakar, no sábado 20 de Janeiro. No dia seguinte, os concorrentes que tenham alcançado Dakar irão tomar parte no I Grand Prix do Lac Rose, uma corrida espectáculo organizada num circuito fechado na praia onde a tradicional cerimónia do pódio é realizada.


O Director do Euromilhões Lisboa-Dakar, Etienne Lavigne, fez a apresentação da prova, com especial enfoque nas duas etapas disputas em solo nacional, revelando que a especial Lisboa-Portimão terá 120 quilómetros cronometrados (num total de 495) e contará com um percurso inovador e inédito, que surpreenderá os concorrentes.

A etapa passará pelos concelhos de Concelhos de Alcácer do Sal e Grândola e para o público vão ser instaladas 4 zonas de espectáculo (ZE), que serão os locais privilegiados para assistir à passagem dos concorrentes. Em Alcácer haverá 1 ZE em Brejos da Carregueira; e 3 ZE em Grândola: Muda, Pinheiro da Cruz e Vale da Horta.

No dia seguinte, já nos concelhos de Concelhos de Portimão, Monchique e Silves, a etapa terá 60 quilómetros cronometrados em solo algarvio (num total de 500), onde os milhares de espectadores que se espera que possam afluir ao local terão outras quatro Zonas Espectáculo para assistir à passagem dos concorrentes: Em Portimão haverá duas ZE, em Morgado do Reguengo e Morgado de Arge; em Monchique ficarão outras duas, situadas em Caldas de Monchique e Alferce. Devidamente assinaladas e com acessos que serão divulgados em breve, estas ZE são a opção mais segura e confortável para ver o Euromilhões Lisboa-Dakar 2007.

Nesta segunda etapa, realce ainda para o facto de não contar com a participação da categoria camiões. Contudo, entre as 250 motos, 187 carros e 88 camiões que sairão de Lisboa, Portugal vai estar bem representado com um número que ascende agora a 40 pilotos (e co-pilotos), sendo que veículos com as cores nacionais serão 28, tal como o Lusomotores já aqui tinha adiantado, nomeadamente 15 automóveis, 11 motos (dois em 2 quads) e 2 camiões.
Fonte LusoMotores

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