Vila Verde: Acordes e sons artísticos imanam na Casa da Cultura



A Academia de Música de Vila Verde, a funcionar na Casa da Cultura, já abriu as inscrições para o presente ano lectivo.
Segundo João Lima, vice-director pedagógico, trata-se de uma escola de ensino artístico que tem como base principal o universo da música erudita, procurando sensibilizar e desenvolver nos alunos, para além dos conteúdos gerais de educação artística musical – formação musical, técnicas de execução do instrumento e classe conjunto – coro ou orquestra – competências vitais no seu crescimento como indivíduos.
Para o ano lectivo de 2006/07 foi elaborado um plano de actividades bastante apelativo, onde se incluem diversos concertos, intercâmbios, master-classes, concursos etc. Este plano está elaborado quer para o corpo escolar, quer para comunidade de Vila Verde, a qual se insere no âmbito do nosso plano de desenvolvimento cultural”, afirma João Lima.
Os cursos curriculares dizem respeito ao Pré-Escolar (4 e 5 anos de idade) - Iniciação – 5 aos 10 de idade; Básico – a partir dos 10 anos de idade.
O Regime Supletivo ou Articulado proporciona Canto, Órgão, Guitarra, Violino, Violoncelo, Piano, Percussão, Flauta Transversal, Clarinete, Trompete, Trombone e Saxofone

A Associação Cultural e Musical de Vila Verde é uma instituição ramificada em diversas vertentes que impulsionam e desenvolvem projectos no âmbito da Música e do Desporto. A Academia de Música de Vila Verde é uma destas vertentes, contando já com mais de dez anos de exitência – na altura funcionando ainda como escola de música.
A Academia foi sofrendo desde o seu início – Escola – até ao presente, diversas alterações.

Toda a evolução culminou na concretização do projecto de oficialização junto da DREN. Este foi concluído em 26 de Novembro de 2005 com o reconhecimento oficial da Escola por parte do Ministério da Educação como Academia de Música de Vila Verde. Neste momento a Academia é possuidora de um corpo docente especializado em música e funciona segundo as directrizes do departamento especializado da música da DREN.
Como princípios base do funcionamento da Academia, importa destacar a implementação da figura do tutor que substitui o director de turma. A integração dos pais no processo educativo é outro dos destaques. A formação do curso pré-escolar assenta na vontade de desenvolver e motivar, desde cedo, possíveis profissionais da música. Fonte Correio do Minho por Ricardo Vasconcelos

0 comentários: