A aplicação dos motivos dos lenços dos namorados na madeira é a mais recente novidade em relação à valorização do um dos mais emblemáticos produtos do concelho de Vila Verde. A ideia foi lançada no Ensino Recorrente e Educação Extra-Escolar de Vila Verde, e teve na freguesia da Loureira a sua vertente prática, depois de um curso que contou com mais de uma dezena de formandas vindas de várias freguesias do concelho. A formação esteve a cargo de Anabela Mota, natural de Pico de Regalados, que se iniciou nestas andanças num curso promovido pelo INATEL.
Aquela foi a primeira vez que o curso foi implementado nessa nova vertente, sendo possível constatar a cópia fiel dos tradicionais lenços transposta para a madeira. O curso foi coordenado pelo Ensino Recorrente, que já tinha pensado na sua concretização em 2004, mas só este ano foi possível implementar esta formação.
"É uma acção de cariz inovador, mas que respeita um pouco daquilo que pretendemos valorizar as nossas tradições", refere o coordenador do Ensino Recorrente de Vila Verde. Joaquim Cerqueira destaca o papel da Câmara, "já que foi ela que tornou possível sustentar algumas destas acções".
O vereador da Educação da câmara de Vila Verde refere que "a autarquia não faz mais do que a sua obrigação", e garantiu que "os 50% que o município gasta nestas acções vai manter-se no futuro. Se não for para 15 cursos, será para os que for possível".
Recorde-se que o Ensino Recorrente, como é conhecido actualmente, vai acabar, estando agora as várias entidades à espera para saber quais são as novas ideias do Ministério para esta área. Fonte JN por Pedro Antunes Pereira
0 comentários:
Enviar um comentário