Vila Verde: Qualidade arquitectónica em análise



A Câmara de Vila Verde quer elevar a qualidade arquitectónica dos edifícios e valorizar o enquadramento paisagístico das construções do concelho. Nesse sentido, uma equipa liderada pelo vereador Zamith Rosas reuniu com responsáveis de gabinetes de arquitectura e engenharia do concelho. O encontro serviu para analisar uma série de aspectos relacionados com a tramitação dos processos, para melhorar a capacidade de resposta perante as exigências do actual quadro legal, em particular na relação entre os autores dos projectos e a autarquia, tendo em vista "uma maior qualidade dos serviços".

O vereador frisou a ideia que "a qualidade dos projectos e, sobretudo, o seu enquadramento urbanístico e paisagístico devem responder àquilo que é o melhor para os planos urbanísticos do concelho". Os representantes de seis gabinetes de arquitectura e engenharia, com actividade em Vila Verde, lançaram algumas ideias base para uma melhoria da prestação de serviços.

Num documento entregue a Zamith Rosas conheçam por referir que a sua acção assenta "na credibilização dos projectos, maior profissionalismo do sector e sua relação com a obra", considerando importante "uma estratégia concertada no sector" e a existência de uma "troca de informações" e o estabelecimento de "parcerias".

Os técnicos vão mais longe nas apreciações "é importante inverter o sentimento generalizado na população de que os projectos são apenas um meio para possuir uma licença de construção, ou uma espécie de via verde para se construir o que se pretende".

A "concertação de preços" faz também parte da proposta discutida na reunião, assim como a relação com a câmara municipal, sobretudo com os Serviços Técnicos, numa perspectiva de "melhorar a capacidade de resposta e a qualidade do atendimento".

O vereador manifestou "o total empenho em garantir uma resposta mais célere e mais eficiente dos serviços municipais de obras". Fonte JN por Pedro Antunes Pereira

0 comentários: