Minho: Tradições de Páscoa ainda se mantêm



A tradição da Páscoa vive-se de forma intensa especialmente na região Norte, com caracteristicas únicas e típicas da cada aldeia.

Na freguesia de Cardielos, concelho de Viana do castelo, cumpre-se mais uma vez a tradição do 'Bife da Páscoa'.
Centenas de homens juntam-se em Cardielos, para degustar o 'Bife da Páscoa', cumprindo um ritual com meio século. O principal objectivo é 'tirar a barriga de misérias', após a quaresma, durante a qual, segundo a Igreja, é 'expressamente proibido comer carne'.

No concelho de Ponte de Lima, o Compasso na freguesia de Vitorino das donas tem caracteristicas únicas.
Vitorino das Donas distingue-se nesta época pascal pelas particulariedades do compasso que percorrerá a localidade amanhã domingo. O mordomo e os acompanhantes levam lenços atados à cabeça, os chamados 'cachenés' atados à moda dos piratas.
Embora não haja certeza absoluta diz-se que isto acontece porque a freguesia em tempos foi governada por três donas, ou seja mulheres e que teriam iniciado esta tradição.

Ainda no concelho de Ponte de Lima, a tradição do Mordomo da Cruz de Fontão continua, ou seja, centenas de pessoas vão almoçar 'à custa' do mordomo da Cruz, numa tradição pascal que tem como atracção a escolha do 'cristo' do ano seguinte, durante o almoço.
Fonte Voz do Neiva por MJ

    0 comentários: