Minho: Municípios lembram Revolução de Abril


Os municípios de Barcelos, Amares, Vila Verde e Póvoa de Lanhoso comemoram, amanhã, o 32.º aniversário da Revolução de Abril com uma série de iniciativas. Sessões solenes, música, desporto e exposições marcam as comemorações.


A Revolução de Abril é lembrada, 32 anos depois, em vários concelhos, com a realização, durante o dia de amanhã, de um conjunto de iniciativas culturais, musicais e até desportivas.
O programa de comemoração do 25 de Abril em Barcelos conta com música, animação de rua e uma exposição do Museu Nacional de Imprensa, na qual se apresenta o ‘25 de Abril em cartaz’. Nesta exposição, podem ser apreciados alguns dos ícones da Revolução, com cartazes de Vieira da Silva, João Abel Manta e Vespeira, entre ouros.
Na tarde do feriado, e a partir das 14.30 horas, o Grupo Folclórico e Etnográfico de Aldreu anima as ruas da cidade de Barcelos. Pelas 15.30 horas, na Avenida da Liberdade, o grupo de música popular ‘Erva de Cheiro’ apresenta em concerto o ‘Tributo ao 25 de Abril’.

O município de Amares também se associa às comemorações do aniversário do 25 de Abril com um vasto programa de eventos. Ao comemorar-se os 32 anos da liberdade, o município, como é habitual, numa iniciativa especialmente promovida através da Assembleia Municipal, leva a efeito mais uma jornada comemorativa do acontecimento histórico associativo ao 25 de Abril de 1974.
O programa deste ano começa hoje à noite com uma encenação temática comemorativa, que está a cargo do ‘Animares’. Esta exibição vai ser pública, em espaço aberto, com actuação em palco instalado na Praça do Município, em frente aos Paços do Concelho.
No dia comemorativo a manhã será preenchida com as habituais cerimónias do hastear da bandeira e sessão solene da Assembleia Municipal, seguindo-se uma emblemática largada de pombos e um espectáculo da Banda de Música dos Bombeiros Voluntários de Amares. Entretanto, o IV Circuito da Liberdade, grande prémio de ciclismo, leva, amanhã à tarde, para a estrada um grande número de praticantes e entusistas.

Sessões solenes, música e desporto

A Assembleia Municipal e a Câmara Municipal de Vila Verde comemoram, também o 32.º aniversário do 25 de Abril, a partir das 10 horas na Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela com o hastear das Bandeiras e a actuação da Fanfarra da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde na Praça do Município.
Meia hora depois, o presidente da Assembleia Municipal abre a cerimónia e o Grupo de Funcionários da Câmara Municipal fazem uma actuação musical. O encerramento está marcado para o meio dia com a actuação do Grupo de Funcioná rios da Câmara Municpal.

Na Avenida e no Pavilhão 25 de Abril, no Parque do Pontido, na Póvoa de Lanhoso, realizam-se, também uma série de iniciativas para comemorar o dia da ‘Revolução dos Cravos’. Street-basket, andebol, futsal e futebol são algumas das modalidades previstas. Rastreios Médicos à população, desportos radicais (escalada e slide), Hip-Hop, aeróbica step, e spinning marcam, ainda, o dia.
por Patrícia Sousa

0 comentários: