Braga: Ex-comandante da GNR de Braga detido pela PJ Militar



O capitão da GNR José Pires, ex- comandante do destacamento de Braga, foi detido ao princípio da tarde de hoje pela Polícia Judiciária Militar, disse à agência Lusa fonte da Associação dos Profissionais da Guarda (APG/GNR).

«O capitão Pires encontra-se detido no Porto e em princípio vai ser ouvido ainda hoje por um juiz de instrução criminal na Direcção de Investigação e Acção Penal (DIAP)», adiantou o presidente da APG, José Manageiro.

O dirigente da associação disse ainda que «só no final do interrogatório se saberá de que crimes o oficial é acusado pela GNR».
O ex-comandante do destacamento da GNR de Braga deu hoje conta da alegada existência de tráfico de influências, irregularidades e favorecimento no comando da Brigada Norte em relação ao Sporting de Braga relativas à segurança dos jogos.
O capitão Pires acusou o comando da Brigada do Norte de «traição, desrespeito pela legalidade democrática e tráfico de influências», considerando que este cedeu a pressões do Sporting de Braga para que a GNR assegurasse o patrulhamento do Estádio no jogo com o Penafiel, a 28 de Agosto de 2005.

O antigo comandante da GNR recusou fazer o policiamento no Estádio Municipal porque a Sociedade Anónima Desportiva (SAD) do clube bracarense não estava a pagar o serviço há vários meses.
Entretanto, o presidente do Sporting de Braga negou que o clube tenha exercido tráfico de influências sobre elementos da GNR e que tenha pagamentos em atraso para com a corporação.

Em declarações à Agência Lusa, António Salvador garantiu que o Braga «tem vindo a cumprir os seus deveres para com a polícia», recusando as acusações de tráfico de influências.
«É uma pura mentira. É uma acusação grave que o capitão terá que provar», disse António Salvador, acrescentando: «se há problemas internos dentro da estrutura da GNR, isso é um assunto que não diz respeito ao Braga. O clube tem todos os pagamentos à polícia em dia». Fonte Voz do Neiva

0 comentários: