Vila Verde: Carros da BT informatizados



As primeiras duas viaturas da Brigada de Trânsito (BT) de Braga estão já dotadas do novo sistema informático que permitirá a obtenção de dados sobre o condutor em tempo real, durante as operações de fiscalização. O governador civil, que visitou o quartel ontem, com o intuito de tomar contacto com esta nova realidade, sublinhou a importância da modernização e não esqueceu a urgência de um novo espaço de trabalho para esta força de segurança, já que aquele "não tem as mínimas condições".

Para já é um par de viaturas, mas, "gradualmente", serão mais duas dezenas. A frota da BT, exceptuando os carros velhos, receberá a "motherboard" inimiga da burocracia. "É um sistema que permite detectar se o condutor tem carta, se está válida ou foi apreendida e se o veículo tem a inspecção em dia, por exemplo. Permite uma melhor fiscalização e uma maior operacionalidade. É um salto qualitativo", revelou Fernando Moniz.

O representante do Governo garante que a total cobertura, quer da GNR como da PSP será feita em tempo útil, mas de uma forma gradual. O mesmo não se pode dizer do quartel da GNR bracarense. Durante a visita, alguns agentes brincaram com a situação, mas a luta já é quase tão antiga como o velho edifício centenário. "Venham por aqui. Aproveitam e vêem onde trabalhamos", brinca o responsável pela BT, tenente Filipe Martins.

O governador é um pouco mais cáustico. Hoje mesmo a questão do quartel estará em cima da mesa numa reunião com o Ministério da Administração Interna, afiança. "Um novo espaço é uma grande prioridade. Este quartel tem vindo a ser alvo constante de intervenções que já nada resolvem. É preciso evoluir coerentemente para garantir melhores condições de segurança", disse, acusando a "degradação permanente".

Para Fernando Moniz a falta de verba não serve já como argumento. "Há soluções que podem evitar despesa pública. Inovação do ponto de vista financeira. Uma permuta, por exemplo", insistiu. No que toca a questões do âmbito da intervenção da BT, o tenente-coronel Filipe Martins foi questionado sobre o elevado nível de sinistralidade na variante entre Braga e Vila Verde e possíveis medidas a adoptar, que serão nenhumas.

Isto porque a BT, apesar do trágico acidente que ocorreu recentemente com uma carrinha cheia de adolescentes, garante que aquela não é a via com mais acidentes do distrito, pelo que a fiscalização não deverá ser reforçada. Também o acréscimo de novas auto- estradas no plano rodoviário distrital- hoje, por exemplo, será inaugurado o troço entre Guimarães e Felgueiras- não é motivo de receio. Pelo contrário "A abertura de novas vias reduz o tráfico intenso nas nacionais, onde costuma haver mais acidentes", sublinhou, revelando não que a BT não tem falta de meios para patrulhar tantas vias. Fonte JN por Denisa Sousa

0 comentários: