Vila Verde: Apoio às comunidades com gabinete


Um gabinete de apoio às comunidades portuguesas está a funcionar nos Paços do Concelho de Vila Verde para tratar de todas as matérias relativas às comunidades de vila-verdenses espalhados pelos quatro cantos do Mundo. A estrutura surge depois de a Autarquia já ter criado um gabinete de apoio ao emigrante, que funcionava no período de Verão e que criava algumas facilidades aos emigrantes vila-verdenses. Mais tarde, foi aprovada uma candidatura para a criação de um gabinete permanente de apoio às comunidades portuguesas.

"Reconhecendo a importância das comunidades portuguesas dispersas pelo mundo, bem como os fortes elos de ligação que estas mantêm com Portugal, reveste-se da maior importância dar resposta às informações solicitadas, bem como criar condições de reinserção aquando do seu regresso ao país", justifica o presidente da Câmara de Vila Verde, para quem a abertura de um "espaço próprio e mais adequado às necessidades de apoio solicitadas pelas comunidades portuguesas espalhadas pelo Mundo" era fundamental.

O gabinete agora criado permite a prestação de um serviço gratuito de apoio ao emigrante, residente ou não em Portugal, e seus familiares, informando-os dos seus direitos e criando condições para a sua plena reinserção.

"Urge adoptar uma postura activa no sentido de as mesmas serem devidamente identificadas, no sentido de ir ao encontro dos seus anseios e expectativas, estabelecendo uma relação fraterna de grande proximidade, transmitindo, desta forma, o forte empenho e determinação da Câmara Municipal em fazer com que os seus filhos emigrados possam contar com este, mesmo estando ausentes", acrescenta ainda José Manuel Fernandes. Fonte JN por Pedro Antunes Pereira

0 comentários: