Braga: Concursos pecuários salvam edição da Agro


Criadores resistem às feiras de gado, mesmo reconhecendo que o negócio "está parado" Menos público devido ao mau tempo. A Raça Minhota suscitou a curiosidade de todos aqueles que se deslocaram à feira.

Uma vida votada à criação do antigo "galego", hoje denominada "raça minhota". Joaquim Ribeiro, de 62 anos, de Vila Verde, juntou ontem, na Agro, Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação, mais três prémios à sua estante de troféus de concursos pecuários. De uma só vez, foi premiado na categoria de touros, novilhos e novilhas. A sua satisfação fazia esconder as despesas que teve, ao longo de cinco dias, com os animais em exposição na Agro. "Olhe, hoje os concursos pecuários não dão para a limpeza do gado", confidenciou. Mesmo com o apoio de 25 euros por dia, Joaquim Ribeiro diz que corre pela "paixão" de ser produtor.

Como ele, também o jovem produtor Nuno Alexandre, que seguiu a profissão do pai na criação da raça barrosã, lamentando que "o negócio está bastante parado". Mas não resiste a participar nos concursos e grandes feiras pecuários, justificado, em sua opinião, pela imagem dos produtores de gado. "Se não participamos nestes eventos, deixamos de promover a carne barrosã", disse.

A exemplo de anos anteriores, muitos foram os criadores presentes na Agro, estimando-se em cerca de 150 o número de animais das raças barrosã, arouquesa, maronesa e minhota, numa iniciativa conjunta do parque de Exposições de Braga (PEB) e Associação dos Criadores de Bovinos de Raça Barrosã.

Num balanço à Agro, que ontem terminou no PEB, há a registar uma ligeira diminuição de público que, segundo Jorge Cruz, da organização, ficou a dever-se, em parte, ao mau tempo que se fez sentir durante o certame.

Números

150

animais marcaram presença nos concursos pecuários das Agro, realizado no Campo das Camélias, em representação das raças barrosã, arouquesa, maronesa e minhota 40 criadores participaram no XVIII Concurso Nacional da Raça Barrosã, provenientes de Guimarães, Falgueiras, Fafe, Cabeceiras de Basto, Vila Verde, Vale de Cambra, Arouca, Castro d´Aire e Ribeira de Pena
Fonte JN por Magalhães Costa

0 comentários: