Moure: Associação juvenil lança bases para provas de alta competição (Motocrosse)



A Associação Juvenil de Moure (AJM) está a lançar as bases para a realização de provas de motocrosse de alta competição na freguesia. A primeira etapa está já cumprida, com a instalação de uma pista. Agora, os jovens da freguesia querem gerar a dinâmica necessária para a realização regular de provas de demonstração e competição ao longo do ano. A pista de motocrosse de Moure está instalada no Lugar de Santo André, numa parcela de terreno cedida por um cidadão local. Ali foi montada um circuito com várias lombas, saltos e outros elementos próprios de uma pista de motocrosse. Ao fim-de-semana, sábados de tarde e domingos de manhã, vários apaixonados das duas rodas e da moto-quatro têm praticado saltos e outras acrobacias. Embora a pista tenha acabado de ser montada pouco antes do fim do passado mês de Janeiro, já são muitos os aficionados que ali acorrem de vários pontos da região, quer para praticar, quer somente para apreciar. “A ideia é criar um atractivo diferente na freguesia, onde os jovens convivam, se divirtam e possam também mostrar algumas das suas competências”, revela um dos mentores do projecto. A Junta de Freguesia de Moure está também a apadrinhar o projecto, embora na retaguarda. Numa primeira fase, os mentores do projecto querem apenas dar a conhecer a pista, a sua actividade e a sua importância para a freguesia, assim como para a modalidade.
Moure igual a motocrosse
Depois de Pico de Regalados – que durante muitos anos foi referência nacional na modalidade –, Moure mostra-se interessada em recuperar essa tradição para o Concelho de Vila Verde. “Não existe qualquer pista de motocrosse activada e existem muitos amantes da modalidade, quer em Moure, quer noutras freguesias vizinhas”, realça um responsável pela iniciativa. Este não esconde que “seria muito bom para a freguesia de Moure passar a ser conhecida e frequentada por ser uma zona da prática do motocrosse”. Pelos vistos, os primeiros passos estão dados.
Prova a 19 de Março
A primeira grande prova ‘a doer’ da recém-criada pista de motocrosse de Moure está agendada para o dia 19 de Março, sob o patrocínio da Associação Juvenil de Moure, com o apoio da Junta de Freguesia e com organização da Comissão de Festas de Sto André e S. Bento. A organização estima a presença de muitos pilotos, alguns mesmo categorizados. Em paralelo, são aguardadas perto de cinco milhares de pessoas. A iniciativa vai, depois, repetir-se no Verão, talvez no mês de Julho. Fonte Terras do Homem por Carlos Silva

1 comentários:

ZGANDULO disse...

Esperemos que o projecto vá em frente e que se consiga "puxar" para a nossa terra, uma prova de motocross de nivel...
A-ver-vamos...