Pico de Regalados: Teve o seu foral há 500 anos!


Pico de Regalados, no concelho de Vila Verde, assinalou os 500 anos da atribuição do seu foral e os 10 anos da elevação a vila, juntando cerca de 500 convivas na Quinta de Mouriz.


O eurodeputado vilaverdense José Manuel Fernandes; o presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela; a vereadora da Cultura, Júlia Fernandes; o presidente da Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave (ATAHCA), Mota Alves; o presidente da Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Pico de Regalados, Augusto Pimenta; o presidente da Casa do Povo de Pico de Regalados, Porfírio Barbosa; o presidente da Junta de Freguesia, César Cerqueira, e a presidente da Assembleia de Freguesia, Fernanda Santos, estiveram presentes na cerimónia, que decorreu no último sábado.

A comemoração dos 500 anos da atribuição do foral às Terras de Regalados foi organizada pela Junta de Freguesia de Pico de Regalados, Gondiães e Mós, pelo Agrupamento de Escolas de Vila Verde e pela Associação dos Amigos do Museu das Terras de Regalados (AMUTER).

A União das Freguesias não apaga a história de cada localidade e Pico de Regalados aproveitou os 500 anos da atribuição do foral para evocar a sua história e o seu património. “A vila do Pico de Regalados é detentora de um estatuto que nós, Junta de freguesia pretendemos preservar, divulgar e dignificar” afirmou o autarca, César Cerqueira.

Para o presidente da Junta de Pico de Regalados, Gondiães e Mós, “o estatuto de vila, adquirido em Janeiro de 2003, é disso exemplo e deveu-se, entre outras características, ao seu património, aos serviços, aos equipamentos, às infraestruturas, às tradições e às pessoas”.
César Cerqueira destacou o papel dos antepassados para motivar as gerações mais novas a serem proactivas e empreendedoras.

“Deixo um desafio a todos, em particular aos da minha geração e mais novos, para que juntos continuemos a fazer desta terra uma referência local e regional, por forma a que os mais novos continuem a orgulhar-se de serem da vila de Pico de Regalados” apelou o autarca.
Um centro urbano e histórico, que se destaca pelas fachadas das casas nobres, como a Casa dos Abreus de Regalados, onde está gravado o brasão das Terras de Regalados; o primeiro museu do concelho que é uma referência na arte sacra e quintas magníficas são mais-valias das Terras de Regalados, realçou César Cerqueira.

O presidente da câmara municipal, que é também picoense, deu os parabéns à organização e aos intervenientes pelas “brilhantes actuações”.
Na cerimónia actuaram o Rancho Infantil da Vila de Pico de Regalados e a Academia de Música de Vila Verde e foi servido um verde de honra.
O presidente da Academia, Júlio Dias, pediu a colaboração das entidades presentes no apoio às actividades da instituição.

Fonte Correio do Minho por Teresa M. Costa

0 comentários: