Vila Verde: Jovens da E.S.V.V. no Parlamento Europeu


Dezanove alunos da Escola Secundária de Vila Verde, matriculados no Curso de Ciências Socioeconómicas, na turma E do 11.º ano, obtiveram o 3º lugar no concurso ‘Portugal Europeu’, qualificando-se, deste modo, para uma sessão ‘Euroscola’, a decorrer no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, em 2014.

Contemos a história…

Na manhã de 18 de outubro de 2013, encobertos por uma manta de céu azul pintalgada por doze estrelas douradas, deslocamo-nos à cidade ‘berço’ da nossa nacionalidade, Guimarães, para participarmos num concurso baseado numa exposição sobre o Portugal Europeu.

Não cabíamos no nosso entusiasmo e na nossa alegria de podermos conquistar um lugar no Parlamento Europeu, sentados nas doze estrelas douradas do seu firmamento.

O dia estava bonito. O sol português radiava em todas as direções europeias e nós, vestidos de fatos espaciais, entramos na nave do conhecimento e erguemo-nos no espaço tão alto que conseguíamos ver a Europa lá de cima, deitada sobre um manto diáfano azul.

Passadas três semanas, soubemos o resultado, a nossa nave tinha pousado em Estrasburgo, tínhamos chegado seguros numa Europa sem fronteiras.

A ideia de uma Europa sem fronteiras, solidária, unida e justa, foi enunciada pela primeira presidente do Parlamento Europeu, Simone Veil, com as seguintes palavras:

“Toute construction européenne doit, par définition et pour avoir des chances de succès, être une construction démocratique. L’intégration européenne sans contrôle démocratique conduirait en effet à la décadence progressive de la démocratie dans l’ensemble de l’aire européenne.”
Madame Simone Veil, Fondation Juan March, Madrid, le 22 février 1982

Palavras retomadas pelo atual presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, que no dia da sua investidura, em Estrasburgo, disse:

“Superamos a guerra e a fome. Abrimos fronteiras. Banimos o racismo e a xenofobia. Vivemos hoje numa Europa livre e aberta. Uma Europa que se pode orgulhar da sua diversidade cultural.
Preparemos agora esta Europa para o século XXI. A geração jovem precisa que a Europa seja novamente uma promessa de pátria europeia economicamente forte, socialmente justa, livre e democrática.”
Martin Schulz, Estrasburgo, 17/01/2012

Fonte E.S.V.V. (com notícia completa)

0 comentários: