Marrancos: “Museu do Linho em Marrancos” aberto a visitas de grupos



Um grupo de vinte utentes da “Em Diálogo – Associação para o Desenvolvimento Social da Póvoa de Lanhoso ” visitou o Museu do Linho de Vila Verde, equipamento instalado na antiga escola primária de Marrancos e inaugurado em Setembro. Em breve, o espaço vanaçará com uma programação de visitas de estudo de escolas do concelho e externas de diferentes graus de ensino.
A visita em apreço, em particular (e outras que se seguirão), abriu com uma breve apresentação sobre o concelho de Vila Verde, realçando os mais variados aspetos do seu património cultural, entre eles, as origens do linho no Concelho e na Região. Abarcando, também, as origens do linho no país e no mundo.
Seguidamente, o visitante é convidado a passar para a sala multimédia, onde visiona um filme sobre as diversas fases de trabalho do linho, desde a sementeira, até ao tear. Após esta visualização, a visita decorre pelo diverso espólio exposto, com explicação da função de cada peça.
No final, proporciona-se uma troca de experiências entre todos os presentes, que recorrem às memórias do passado, alguns de idade mais avançada são convidados a partilhar os seus tempos passados a trabalhar no linho. 
A visita ao Museu do Linho termina em alegre convívio com todos os participantes a entoarem cantigas sobre o linho, no caso dos visitantes que vivenciaram aquelas práticas. Uma forma de recordar, com alguma nostalgia, mas, também, com muita alegria, muitos anos de trabalho. 
Refira-se, por fim, que o Museu prepara as visitas de grupos de visitantes mais jovens. Para tal, está a preparar um conjunto de atividades lúdico-pedagógicas para os diversos graus de ensino, para que este espaço museológico possa ser um local de conhecimento dinâmico e atrativo sobre um legado com séculos de existência.


0 comentários: