A DECO veio avisar esta segunda-feira que a Apple pode estar a enganar os clientes em relação à garantia dos equipamentos da marca.
Em comunicado, a Associação para a Defesa do Consumidor, diz que «diversas associações europeias de defesa dos direitos do consumidor estão hoje a denunciar as práticas enganosas da marca Apple, no que respeita ao prazo da garantia dos bens móveis».
«Esta empresa apresenta inequivocamente a informação de que os seus produtos têm um ano de garantia, atropelando ostensivamente a legislação comunitária que estabelece dois anos de garantia para qualquer bem móvel. Apresenta ainda a oferta do AppleCare Protection Plan que, de acordo com o produto comercializado, permitia a extensão desse ano de garantia a dois ou três anos».
A DECO dá o exemplo da Associação Italiana AltroConsumo que, «após ter recebido inúmeras reclamações, apresentou o caso à Autoridade da Concorrência Italiana e a Apple, em janeiro deste ano, foi multada em 900 milhões de euros».
Por cá, a DECO também recebeu reclamações. As queixas «relatavam a confusão criada pela apresentação e promoção do referido AppleCare Protection Plan». Os consumidores esentiram-se «lesados pelos vendedores e /ou revendedores da Apple».
Por isso, a associação «confrontou o representante da Apple no nosso país e exigiu, de acordo com a legislação nacional, o fim destas práticas comerciais desleais e a adaptação da informação comercial constante da garantia adicional do AppleCare Protection Plan».
E mais: a Deco que a Apple Portuguesa informe de «forma clara, objetiva e adequada os consumidores» sobre todas as características dos produtos, incluindo as garantias legais e comerciais.
«Caso a Apple não altere a sua prática comercial, esta Associação considera tomar as medidas necessárias para defender os direitos do consumidor».
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