Portugal: Vila Verde Vai ter primeira Escola Superior de Gastronomia (via DNotícias)


EPATV - Escola Profissional Amar Terra Verde
 
Uma escola superior de gastronomia, "única" no país, vai nascer em Vila Verde, distrito de Braga, no edifício onde durante anos funcionou a escola primária da sede do concelho, foi hoje anunciado. 
Segundo fonte municipal, a Câmara aprovou hoje a doação daquele edifício à Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV), principal promotora do projecto de criação da escola superior de gastronomia. 
"A futura escola terá uma série de promotores e de parcerias, uma das quais com o Centro de Gastronomia de San Sebastian. Pode-se dizer que o projecto já passou a fase do embrião", disse à Lusa uma directora da EPATV. 
Segundo Paula Fernandes, também já há alguns chefes envolvidos no projecto, prevendo-se que em Setembro ou Outubro a escola já arranque com pós-graduações e 'masters'. 
"As licenciaturas terão de esperar, porque ainda há pela frente todo um processo burocrático, que só culminará com a aprovação por parte do Ministério da Educação", acrescentou. 
A EPATV ministra vários cursos ligados à gastronomia, como Técnico de Restauração, Técnico de Processamento e Controle da Qualidade Alimentar, Empregado de Mesa e de Bar ou Pasteleiro/Padeiro. 
"A gastronomia é, de facto, um dos pontos fortes desta escola", sublinhou Paula Fernandes. 
Para o presidente da Câmara de Vila Verde, António Vilela, a cedência do edifício da antiga escola primária constitui um passo importante ou mesmo decisivo para lançar o objectivo de colocar o concelho na esfera do ensino superior. 
O autarca enfatizou o facto de esta "ambição" surgir numa altura em que o sector da gastronomia e dos vinhos é apontado como um dos 10 produtos do Plano Estratégico Nacional do Turismo e tem um forte potencial de crescimento em todo o mundo".

0 comentários: