O Município de Ponte de Lima está posicionado em 3.º lugar do 'ranking' dos municípios de média dimensão que apresentaram, em 2010, os melhores níveis de liquidez. Os 17.178.851 euros significaram mais 63 por cento de liquidez relativamente ao exercício de 2009.
A referência é feita no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, referente às contas consolidadas de 2010, divulgado recentemente pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, com o patrocínio do Tribunal de Contas e do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade.
De acordo com o referido estudo, pela análise das contas municipais verifica-se que há municípios que apresentaram um ativo circulante (dívidas a receber + disponibilidades), superior ao passivo de curto, médio e longo prazo e que por isso mesmo não só não têm endividamento líquido como deverão apresentar excedentes orçamentais. Em 2010, apresentaram-se 15 municípios nessa situação, entre os quais Ponte de Lima, posicionado em 2.º lugar.
Ao nível dos municípios com menor peso da dívida bancária de médio e longo prazo sobre as receitas recebidas em 2009, Ponte de Lima aparece em 8.º lugar entre os 35 municípios melhor posicionados a nível nacional, e 2.º entre os municípios de média dimensão.
Os resultados apresentados no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, referentes a 2010, são a confirmação, por entidade externa e independente, da cómoda situação financeira que o Município de Ponte de Lima construiu ao longo dos últimos anos, através de uma gestão eficaz e eficiente assente em critérios de rigor, procurando conciliar a contenção de despesa corrente com a necessidade de realizar investimento prioritário visando o progresso contínuo da qualidade de vida dos cidadãos e empresas do concelho de Ponte de Lima.
0 comentários:
Enviar um comentário