As escolas EB 2,3 de da Vila de Prado e de Vila Verde fazem parte das grandes vencedoras da fase distrital do Programa Parlamento dos Jovens, este ano subordinado ao tema 'Redes Sociais – Combate à discriminação'.
O projeto apresentado pelo estabelecimento escolar de Prado foi mesmo o mais votado na sessão distrital que teve lugar esta semana em Braga, na Escola Secundária Sá de Miranda, e que foi presidida por Ilda Durães Pinto - aluno do 9º ano, da EB 2,3 de Vila Verde. O documento aprovado na generalidade serviu de base para um trabalho mais complexo, de onde saíram, depois, as propostas que agora serão levadas à Assembleia da República pelo círculo de Braga, na grande fase nacional.
Os alunos das EB2,3 de Prado e de Vila Verde - nomeadamente Fábio Araújo, Margarida Peixoto e Paula Martins, Daniela Gonçalves e Joana Caridade - vão ter direito a defender as suas ideias na discussão em sessão plenária de âmbito nacional, agendada para 7 e 8 de maio, a par dos colegas das escolas de Lamaçães, Gondifelos e Gil Vicente (Urgeses).
Na sessão distrital participaram representantes de 42 escolas. Os deputados dos estabelecimentos de ensino básico dos 2.º e 3.º ciclos do distrito de Braga esgrimiram argumentos para defender os seus projetos e recomendações, tendo por base o tema deste ano “Redes Sociais – Combate à discriminação”.
O programa Parlamento dos Jovens é organizado pela Assembleia da República, em colaboração com outras entidades, com o objetivo de promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate de temas de atualidade. Culmina com a realização de duas sessões nacionais na AR, preparadas ao longo do ano letivo, com participação de deputados, designadamente da Comissão de Educação e Ciência, órgão parlamentar responsável pela orientação do programa. Uma outra iniciativa paralela decorre também com escolas do ensino secundário.
0 comentários:
Enviar um comentário