Internet: Site que ajuda a poupar 150 euros no IRS já tem 30 mil adesões (via Ag. Financeira)



A 10 dias do início da declaração do IRS pela Internet, contribuintes procuram ajuda. Nasceu uma plataforma que permite uma otimização de 150 euros

Mais de 30 mil contribuintes decidiram registar-se na mais recente plataforma online (www.Modelo3.pt) para se preparem para declarar e poupar nos impostos. Isto a apenas 10 dias do início da declaração do IRS pela Internet.

A ideia desta plataforma online é ajudar ao preenchimento e entrega da declaração, permitindo em média uma otimização de 150 euros por contribuinte. 

Além de assegurar que a declaração é preenchida corretamente (sem erros ou omissões), evita também que o contribuinte faça falsas declarações de forma involuntária.

«O Modelo3 é uma plataforma online desenvolvida por uma start up portuguesa e foi desenhada a pensar no contribuinte, em duas perspetivas: facilitar a declaração e poupar nos impostos. O seu preenchimento é simples e intuitivo, informando e alertando o utilizador sobre as deduções, os abates e os benefícios fiscais que se enquadram na sua situação fiscal para que pague um valor de imposto justo», de acordo com a lei.

O site (www.Modelo3.pt) é 100% compatível com o Portal das Finanças, permitindo que se faça a declaração apenas uma vez, e totalmente otimizada no que respeita a reembolso do IRS. 

Segundo Celso Pinto, responsável pelo desenvolvimento deste serviço, «o Modelo3 representa uma nova etapa na relação dos contribuintes com o fisco, pois ainda existe muita pouca literacia em Portugal no que respeita à fiscalidade pessoal. A maioria dos portugueses já entrega os seus impostos pela internet, mas a nossa plataforma elimina as dúvidas e receios de muitos de nós que, por falta de informação, acabávamos por não maximizar a nossa declaração de IRS acabando por desperdiçar anualmente algumas centenas de euros que poderíamos abater no nosso IRS», disse num comunicado enviado à redação da Agência Financeira.

Como funciona?

Depois do registo no Modelo3, o carregamento é imediato. Ninguém precisa de instalar nada no computador.

Também não é preciso saber preencher nenhum formulário do IRS, basta indicar os seus rendimentos e despesas. O resultado final é 100% compatível com as declarações eletrónicas do Portal das Finanças.

Durante o preenchimento o Modelo3 «adapta-se» à declaração, indicando automaticamente o resultado da simulação, limites de benefícios fiscais por atingir e sugestões de poupança. 

Sempre que o sistema de inteligência artificial deteta que é possível uma otimização da declaração, a situação é exposta ao contribuinte sendo indicado o valor da otimização possível. 

Para garantir que de facto o contribuinte tem o melhor resultado, atualizado em menos de um segundo em cada alteração, são efetuadas ainda centenas de simulações simultaneamente, algo que só é possível com recurso às últimas evoluções tecnológicas. 

A qualquer altura, a declaração pode ser entregue pelo Modelo3 ao Portal das Finanças, caso o cliente dê ordem para tal, de modo a que receba o reembolso o mais rapidamente possível.

Relativamente à proteção e confidencialidade dos dados dos clientes, cada ligação ao Modelo3 está protegida por SSL de 128bits e os servidores têm o mesmo nível de segurança físico utilizado pelos bancos.

A simulação da declaração no Modelo3 é gratuita. Já a submissão da declaração ao portal das Finanças, bem como a ajuda inerente - de como aumentar o reembolso - tem um custo de 9,00 euros.


Fonte site Ag. Financeira por Carla Pinto Silva

0 comentários: