O litro de GPL custa, em média, 0,80 cêntimos, ou seja, praticamente metade do preço de um litro de gasolina sem chumbo 95, que custa mais de 1,70 euros por litro. No entanto, continua a ser aquele combustível que ninguém quer usar porque os carros não podem estacionar nos parques subterrâneos e, principalmente, porque obriga a usar um enorme dístico que que, dizem os especialistas nesta áreas são "discriminatórios".
Ainda assim, o peso na carteira já começa a falar mais alto e há cada vez mais pessoas a transformar os seus carros para usar GPL ou a procurar carros novos que usem este combustível. "Só na minha empresa, a procura para transformações aumentou 50%", disse ao Dinheiro Vivo, Manuel Marrinhas, membro da direção da Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA) e proprietário de uma oficina que adapta veículos para usar GPL.
O processo é simples e mesmo tendo um custo inicial pesado garante poupanças de 50%. Saiba tudo o que precisa para começar a poupar na fatura do combustível.
1. Quanto custa adaptar um carro para poder usar GPL?
Os valores variam consoante a potência do carro, mas em média, custam entre 1.400 e 1.800 euros num carro até 180 cavalos. Se for um carro de gama alta, como por exemplo um Jaguar ou carros com oito a seis cilindros e acima de 200 cavalos, o preço pode chegar aos 2.800 euros.
2. Quanto consigo poupar?
A poupança é de 50'% no custo por quilómetro, ou seja, com 20 euros de gasolina consegue fazer 150 quilómetros, mas se usar o GPL, faz 300 quilómetros. Até para atestar sai mais barato. Se se assumir um depósito de 50 litros a 1,70 euros paga 85 euros. Se usar o GPL, que custa 0,80 euros, um depósito custa 40 euros.
3. Esta poupança é imediata face ao investimento inicial?
Não. Segundo Manuel Marrinhas é preciso fazer 19 mil quilómetros para começar a amortizar o investimento feito e para começar a ter essa poupança de 50%.
4. Posso fazer a adaptação em qualquer oficina?
Não. Na internet ou nas páginas amarelas procure por Autogás ou por GPL Auto. As empresas transformadoras têm de ser certificadas.
5. Quanto tempo demora a mudar?
Cerca de três dias já com a inspeção obrigatória que os carros têm de ter após colocado o novo depósito a GPL. É uma inspecção de classe B que tem de ser feita num centro de inspeção também de classe B.
6.Tenho um carro a gasóleo, posso mudar para GPL?
Se for um ligeiro não, porque é preciso aumentar a potência e o carro teria sempre de usar os dois tipos de combustível e não apenas um, pelo que não traria poupanças.
7. Só posso mudar se for um carro a gasolina?
Sim e ficará sempre com dois depósitos porque o carro inicia a marcha a gasolina e só depois de aquecer até aos 50 graus, o que demora uns 4 a 5 segundos, é que começa a usar o GPL. É por isso que é importante ter sempre gasolina o carro, além do GPL:
8. O GPL aumenta a probabilidade do carro explodir em caso de acidente?
Não. Os reservatórios de GPL nunca ficam cheios até 100%, apenas a 80%, o que significas que existe uma folga de 2'% que permite que o GPL aqueça sem provocar uma explosão.

0 comentários:
Enviar um comentário