Cozido de Terras de Bouro
O Município de Terras de Bouro e a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal promovem, no fim-de-semana, de 4 e 5 de Fevereiro, em 17 restaurantes do Concelho, o tradicional “Cozido de Terras de Bouro”, também conhecido por “Cozido de Couves com Feijão” em que a originalidade dos ingredientes e da sua confecção deram origem a uma genuína e ancestral refeição minhota que fez lembrar um dos modos alimentares do campo nos tempos idos e que, hoje, é considerado um manjar de gente rica e amiga do mundo rural que aproveita a apresentação deste festival gastronómico para “matar saudades” da vida do campo, através da degustação de uma refeição feita de produtos vindos da horta.
A sua confecção e os temperos como o azeite e os pedacinhos de alho fizeram o resto. Se a isto acrescentarmos, à sobremesa, a aletria, ou as rabanadas, completa-se assim uma refeição do lavrador e para digestivo, por exemplo, a bagaceira de lavrador.
Neste âmbito, o município organiza também, na manhã do dia 4, uma actividade campestre, o “Trilho dos Moinhos”, em Santa Isabel do Monte, com a concentração agendada para as 9:00h junto ao Centro Interpretativo dos Moinhos em Rebordochão, Santa Isabel do Monte. As inscrições terão que ser feitas até ao próximo dia 2 de Fevereiro para div.cultural@gmail.com ou 253 350 010 (Divisão da Cultura).
Depois e no concelho que é o coração do único Parque Nacional: o da Peneda-Gerês, as viagens pela serra, as visitas à Via Romana (Património Nacional) e aos miradouros, como o da Pedra Bela, as compras de artesanato em Covide ou no Gerês, as visitas ao Museu de Vilarinho das Furnas e a S. Bento da Porta Aberta, integram também estes dias. De salientar ainda as viagens, durante o dia de Domingo, pela albufeira no barco do Município (oferta nos restaurantes aderentes) e onde os participantes do fim-de-semana gastronómico podem desfrutar das maravilhosas paisagens que Terras de Bouro e o Gerês têm para oferecer.
Enfim, gastronomia, lazer e cultura “estão aqui”, mais uma vez, de mãos dadas na certeza de que a visita a Terras de Bouro/Gerês contribui para o enriquecimento do espírito de qualquer citadino, redobrando-lhe as forças para enfrentar o bulício da cidade e a ideia de que, quanto antes, deverá voltar à serra do Gerês.
*** Nota do Gabinete de Comunicação da C.M. Terras de Bouro ***
0 comentários:
Enviar um comentário