A jornada é pontuável para o Campeonato Open de Ralis, Campeonato Júnior, Campeonato Regional Norte, Troféu Nacional de Clássicos e Troféu Modelstand.
O Clube Automóvel do Minho aposta uma vez mais num figurino do agrado de todos, contando que a prova volte a ser a mais participada do ano, tal como sucedeu em 2010: “Esta prova é uma referência nacional, pois regista a maior participação em Portugal. Por isto, é um rali diferente e o CAM não se poupa a esforços para seja sempre um sucesso”, referiu Barbosa Ferreira, acrescentando: “Trata-se de um rali para os verdadeiros amantes da modalidade”. O presidente do clube bracarense afirmou ainda tratar-se: “De um orgulho muito grande na parceria que temos com a Câmara Municipal de Barcelos, tendo muito prazer em organizar a prova aqui. Agradeço ainda às entidades que estão connosco, bem como aos Motogalos e ao Motor Clube de Barcelos a colaboração”.
Por seu turno, Miguel Costa Gomes referiu que este rali: “Já é uma marca de Barcelos e por isso continuamos com esta aposta. Sempre disse que a nossa intenção é promover Barcelos e esta é uma forma de o fazer”. O presidente da edilidade barcelense afirmou ainda que: “A prova tem melhorado de ano para ano e isso é positivo. Vivemos momentos complicados a nível económico e financeiro, e por isso tivemos que fazer um esfoço muito grande, reduzindo os custos, mas arranjamos uma forma de entendimento. Estamos ainda a tentar arranjar patrocínios que possam ajudar neste evento”. Miguel Costa Gomes fez ainda votos: “Que a prova seja um sucesso, chamando a atenção para a segurança. Faço um apelo a todos para que este rali seja uma festa. Agradeço o empenho dos presidentes das juntas de freguesia, pois trata-se também de uma boa promoção para as 32 onde passa a prova”. A terminar, o presidente da Câmara adiantou ainda que: “Esta parceira é para continuar se as condições forem propícias a isso e já agora adianto que foi voltar a competir, tendo a meu lado como navegadora a vereadora Armandina Saleiro. O ano passado fomos últimos e este ano o objetivo por sermos penúltimos”.
Como novidades, as duas primeiras secções são invertidas em relação ao ano passado, não se disputando o troço de Midões/Chorente. Já a especial de Carvalhal/Pereira será percorrida este ano por duas vezes, enquanto regista-se a entrada da especial de Chorente, que esteve para ser disputada na pista de Autocross em piso de terra, mas o CAM teve que alterar à última hora. Por fim, Coussorado/Roriz é este ano mais curta, sendo suprimida a parte final que era em terra, terminando agora na freguesia de Oliveira.
Este Rali de Barcelos começa com a disputa das especiais Vilar do Monte/Feitos (8,47 km), Aldreu/Durrães (5,47 km) e Coussorado/Roriz (17,36 km). Na segunda secção os concorrentes têm à sua espera duas passagens pelo troço de Carvalhal/Pereira (5,13 km), a abrir e fechar, percorrendo pelo meio uma passagem por Chorente, que ainda será desenhada, e Courel/Cristelo (11,50 km). Tudo termina com a Super Especial citadina de Barcelos (4,35 km).
No total serão percorridos 171,22 quilómetros, 54,38 dos quais cronometrados.
Datas importantes
Abertura das inscrições: 17 de Janeiro
Fecho das inscrições: 7 de Fevereiro
Reconhecimentos: 11 e 12 de Fevereiro das 09h00 às 18h00
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