A assinatura formal de constituição da eurocidade entre Valença e Tui vai acontecer ainda na primeira quinzena de fevereiro e contará com a presença do presidente do governo regional da Galiza, anunciou o autarca Jorge Mendes.
Segundo Jorge Mendes, a constituição desta segunda eurocidade entre o Norte de Portugal e Galiza está a merecer um grande entusiasmo por parte do governo autónomo galego, nomeadamente do presidente, Alberto Feijóo.
A assinatura de constituição formal segue-se à aprovação, em setembro, pela Assembleia Municipal de Valença e pelos órgãos autárquicos de Tui, da adesão do município à futura eurocidade.
O acordo formal, explicou, será assinado entre as duas autarquias, o Governo Regional da Galiza e representantes do Estado português, permitindo, numa primeira fase, a gestão conjunta de equipamentos.
Uma das novidades será o cartão de cidadão da eurocidade, através do qual será possível controlar o acesso da população das duas cidades aos equipamentos públicos e assim ter uma gestão mais real.
Esta será a segunda eurocidade entre Portugal e Espanha, depois de Chaves e Verin, mas, segundo Jorge Mendes, permitirá formalizar o que em parte já é uma realidade.
É o caso da piscina municipal de Valença, cuja manutenção custa 450 mil euros por ano e em que a autarquia assegura cerca de 300 mil euros. Dos 1.700 utilizadores mensais do equipamento, mais de 60 por cento são galegos.
Já do lado português, o interesse vai, por exemplo, para o Conservatório de Música de Tui, frequentado por dezenas de jovens de Valença, cuja gestão também poderá ser conjunta.
0 comentários:
Enviar um comentário