Igreja de S. Victor - Braga
Organizado pela Pastoral de Jovens de S. Victor (PJSV), o acampamento de Verão ‘Aventura’11’, que decorre em Moure, em Vila Verde, chega hoje ao fim, deixando nas memórias dos jovens participantes momentos inesquecíveis alimentados pela união, fé e partilha. Decorrendo de 2 a 7 de Setembro, a edição de 2011 é marcada pelo alargamento do período da actividade por mais um dia, em detrimento dos habituais cinco dias de aventura à descoberta de Jesus Cristo.
Considerado pela organização como uma iniciativa “única e diferente de todas as outras que se realizam durante o ano pastoral”, o ‘Aventura’11’ reúne 100 jovens dos grupos ‘Novo Rumo’, ‘Nova Dimensão’, ‘Somos Um’, ‘Somos Muitos’, ‘Pegadas’ e ‘Raízes’ que durante o ano se empenharam e marcaram presença assídua nas reuniões e actividades da pastoral de jovens.
O Centro Comunitário e Centro Social de Moure, em Vila Verde, albergou pela primeira vez os jovens de S. Victor que, através da actividade, procuram reflectir sobre a “vida de jovem cristão comprometido na comunidade”.
“O Aventura é uma actividade que, apesar de distinta, não pode ser vista à parte de tudo o que fazemos durante o ano”, sublinha a organização da iniciativa, acrescentando: “é antes o culminar de tudo o que desenvolvemos ao nível da PJSV, e que agora vamos partilhar entre nós e com outra comunidade”.
Debruçando-se sobre o tema ‘À Descoberta’, o ‘Aventura’11’ partiram ‘à descoberta dos Outros’, uma tarefa considerada “difícil, mas muito enriquecedora”. “Como jovens cristãos, Jesus coloca-nos o desafio de olharmos o Outro na sua verdadeira essência, despojados de toda a superficialidade”, explica Daniel Coelho, um dos animadores responsáveis pela iniciativa, sublinhando que “é bonito ver que, dos 12 aos 35 anos, abundam os assuntos e não faltam brincadeiras”.
Os jovens participantes na actividade visitaram alguns idosos residentes em Moure, levando-lhes um pouco de alegria e carinho. “É incrível como gestos simples como conversar ou cantar se podem instantaneamente tornar pequenos grandes Tesouros para os outros”, observa Daniel Coelho. Na tertúlia “À descoberta…de outros mundos”, os aventureiros ouviram os testemunhos de vida de Felisbela Lopes, pró-reitora da UMinho, D. Jorge Ortiga, arcebispo primaz, e de Cristina Alves, catequista da paróquia de S. Victor. “Com os seus testemunhos, percebemos que Jesus Cristo pode ter um lugar especial na vida de qualquer um, desde que abramos os nossos corações à Sua magia”, esclarece o animador.
Familiares visitam jovens em Moure e assistem às actividades
Tal como nas edições anteriores, os jovens acampados foram visitados no domingo pelos seus familiares que participaram na eucaristia celebrada na Igreja Paroquial de Moure, seguindo-se um almoço partilhado e um lanche em convívio.
“A valorização da ‘família’, como espaço de crescimento na maturidade e na fé, é um pilar em que acreditamos”, aponta a organização.
Fonte Correio do Minho por Maria Betânia Ribeiro
0 comentários:
Enviar um comentário