Ponte de Lima: ‘Feiras Novas’ animam vila este fim-de-semana



As tradicionais festas das ‘Feiras Novas’ - nomeadamente as festas concelhias limianas, iniciam hoje.

‘Quero ir às Feiras Novas
Festas de Ponte de Lima
Quero ir às Feiras Novas
Ao toque da concertina’

(Canção das Feiras Novas de Augusto Canário)


Alegria, espontaneidade, tradições, usos e costumes. Eis os principais ingredientes que fazem das ‘Feiras Novas’ - as festas concelhias de Ponte de Lima, um dos certames de maior destaque no Minho por esta altura. Este fim-de-semana, todos os caminhos rumarão à mais antiga vila do país, onde se espera meio milhão de visitantes.
A típica festividade minhota deu, ontem, início ao programa previsto para este ano, promovido pela Associação Concelhia das Feiras Novas, com um encontro de concertinas.
Do programa de animação das ‘Feiras Novas’ deste ano, orçado em 220 mil euros, o destaque vai para os ritmos folclóricos, fogo-de-artifício, concursos pecuá- rios, corridas de garranos, cortejos, bandas de música, bombos e gigantones.

O programa propriamente dito inicia já amanhã, com a ‘Bandinha da Alegria’, às 19.00 horas, a dar as boas-vindas. Logo de seguida é a vez do fado coimbrão ocupar o palco da festa, com uma actuação do Grupo de Fados e Baladas de Coimbra do Jardim do Paço do Marquês, prevista para as 20.30 horas.
Para o sábado, está prevista a realização do tradicional concurso pecuário, desta vez a ter lugar no recinto da Expolima, no Parque de S. João, a partir das 08.30 horas. Ainda para esse dia e neste mesmo espaço, haverá a ‘Corrida de Garranos’ - mais uma tentativa de a organização do evento promover uma das raças genuínas da região.
O cortejo histórico-etnográfico - onde participam várias freguesias do conce-lho - está agendado para o próximo domingo.
No último dia das ‘Feiras Novas’, dia 22, realiza-se a Procissão em honra de Nossa Senhora das Dores. Fonte Correio do Minho por Marta Caldeira


Programa das Feiras Novas de Ponte de Lima nesta ligação

0 comentários: