Vila Verde: População vilaverdense sensibilizada para prevenir AVC




A Câmara Municipal de Vila Verde (CMVV) assinalou, o Dia Mundial do AVC (Acidente Vascular Cerebral) com uma acção de sensibilização destinada à população vilaverdense.

O evento decorreu numa tenda instalada para o efeito na Praça Santo António, e contou com a colaboração da Raízes & Afectos, representante da Associação AVC.

O objectivo foi o de sensibilizar a comunidade em geral sobre as áreas de intervenção na pessoa com AVC, dar a conhecer a forma de funcionamento e as organizações que actuam nesta problemática e criar pontes de contacto para projectos e redes de colaboração multidisciplinar e interinstitucional.
A actividade incluiu a realização de vários rastreios nas áreas de enfermagem, psicologia, fisioterapia, terapia da fala, podolo gia, homeopatia e espiritualidade.

A sessão de esclarecimento, que decorreu durante a tarde desse dia, contou com a presença do vereador dos pelouros do Ambiente, Desporto e Actividades Económicas na CMVV, Patrício Araújo, de Raúl Borges, presidente do Conselho Clínico do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Gerês-Cabreira, e de Elsa Gonçalves, administradora da associação Raízes & Afectos.

No mesmo encontro, Marlene Pimentel, psicóloga clínica da Raízes & Afectos, informou os presentes sobre como intervir em caso de AVC, e a enfermeira Márcia Costa, dos Bombeiros Voluntários de Vila Verde, deu a conhecer os procedimentos em situações de emergência.
Além dos rastreios e da acção de sensibilização decorreu uma aula de zumba e um lanche.

0 comentários: