Mais de um milhão de euros é o investimento projectado para o Centro Escolar de Soutelo, Vila Verde, empreitada que deve ficar concluída no final deste ano.
Ontem de manhã, realizou-se a cerimónia de lançamento da primeira pedra de uma obra que faz parte de num plano mais vasto da Câmara Municipal de Vila Verde de reorganização e requalificação do parque escolar do concelho.Após a conclusão dos centros escolares de Soutelo, Lage, Cervães e Turiz, este último em fase de acabamento, o concelho vilaverdense “fica dotado de infra-estruturas escolares de grande qualidade para todos os alunos”, destacou ontem o presidente da câmara de Vila Verde, António Vilela.
A construção dos quatro centros escolares representa um investimento superior a cinco milhões de euros.
A empreitada já iniciada em Soutelo contempla a requalificação e ampliação da Escola da Cruz, transformando-a num equipamento mais amplo e moderno que vai ser frequentado por todas as crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico desta freguesia.
Para além das salas de aula, o novo edifício escolar disporá de biblioteca, cozinha, refeitório e uma área de polivalente.
No futuro, o Centro Escolar poderá acolher também as crianças do jardim de infância de Soutelo.
O director do Agrupamento de Escolas de Vila Verde, Alberto Rodrigues, referiu ontem que, com os investimentos que estão a ser realizados, fica apenas a faltar a reabilitação da Escola do 2º e 3º Ciclos de Vila Verde, sede do Agrupamento.
Este responsável alertou que, com o bom parque escolar pública que o concelho possui, não é necessária “qualquer outra oferta educativa que venha do exterior”.
Para o presidente da câmara, a modernização do parque escolar é também “um factor de atractividade” do concelho de Vila Verde, uma vez que “as famílias têm garantia de ensino de qualidade para os seus filhos”.
Junta de Freguesia de Soutelo projecta uma Academia de Pesca
O presidente da Junta de Soutelo aproveitou o lançamento da primeira pedra do Centro Escolar para destacar que, sendo “o conhecimento o grande desafio de futuro na Europa”, o novo equipamento é “um factor de atractividade” para a sua freguesia que quer continuar a ser competitiva nesta área. Aproveitando a presença do presidente da Câmara Municipal de Vila Verde e de vários vereadores, Filipe Silva desafiou os responsáveis do município a garantirem as condições para a estabilidade do emprego das pessoas que prestam serviço nas escolas da freguesia.
Na presença de alunos do jardim de infância e do 1.º ciclo do ensino básico, o autarca de Soutelo revelou a intenção de criar uma Academia da Pesca para ensinar aos mais novos esta arte, aproveitando o facto de a localidade ser atravessada por dois rios: o Cávado e o Homem.
Fonte Correio do Minho por José Paulo Silva
0 comentários:
Enviar um comentário