Sandra e Rosa são amigas e cunhadas, mas para além das relações que têm, há uma outra paixão que as aproximou ainda mais: a arte.
Uma pinta e outra borda e ambas apresentaram, ontem, os seus próprios produtos inspirados nos Lenços dos Namorados de Vila Verde, ostentando a marca ‘Namorar Portugal’.
Uma pinta e outra borda e ambas apresentaram, ontem, os seus próprios produtos inspirados nos Lenços dos Namorados de Vila Verde, ostentando a marca ‘Namorar Portugal’.
Os seus trabalhos em cerâmica - desde vasos e copos, a bonecas de cabaças e almofadas, entre muitos outros artigos laboriosamente feitos com o seu talento e decorados com os motivos coloridos dos Lenços dos Namorados são alguns dos produtos que constam da sua montra de arte, tendo sido apresentados ontem no Espaço Namorar Portugal.
Sandra Ribeiro e Rosa Maria são naturais de Amares, mas vivem actualmente em Vila Verde e foi lá que encontraram um novo rumo e alento para as suas vidas, dando início a um projecto artesanal.
“Este projecto foi iniciado em Junho do ano passado, durante o Santo António”, recordou Sandra, indicando que tudo começou com a criação de ganchos decorativos para o cabelo e com trabalhos em olaria como bonecos. Assim começou o ‘bichinho’ e daí em diante começei a explorar outras vertentes a nível das aplicações. Como sabia que a minha cunhada era muito talentosa, desafiei-a a entrar nesta aventura comigo”.
Sandra indica que descobriu por acaso o talento para a pintura, depois de ter ficado desempregada há cinco anos. “Tenho um filho de cinco anos e decidi que tinha que fazer alguma coisa, foi assim que tive um ‘clic’ e parti para este projecto a o qual me entreguei totalmente e agora nunca mais o vou largar”, confessou. Foi técnica administrativa de informática e agora garante que não quer voltar a trabalhar nessa área, pois diz-se “completamente rendida ao artesanato”.
Rosa Maria esteve emigrada no estrangeiro, onde trabalhou no mundo da alta costura e desde que regressou não voltou a abraçar uma actividade profissional, a não ser agora, com o crochet e patchwork (fazer costura com vários tecidos e, neste caso, fazer uma mistura com os Lenços de Namorados). É nestes trabalhos que hoje dá asas à sua criatividade.
Trabalham em casa, umas vezes juntas, outras cada qual no seu canto e depois partem de novo, em parelha, para correr as feiras de artesanato da região e do país.
‘Sandry’s & Rosemary’s Gallery’ é o nome do projecto das duas cunhadas. Quem quiser visitar os seus trabalhos e saber em que feiras vão estar presentes pode aceder em facebook.com/sandryrosemary’sgallery.
“O nosso objectivo é um dia ter uma loja, só que as coisas não estão fáceis e neste momento vamos contar com a ajuda de um amigo de Amares, José Gomes, que tem uma empresa de organização de eventos de artesanato e gastronomia, e que nos ajuda a marcar presença em feiras por toda a região e país. “No próximo fim-de-semana vamos estar nas Taipas e daqui a três semanas em Turiz (Vila Verde), num evento solidário”.
As artesãs estão também em Ponte de Lima (sempre no 4.º domingo do mês) e nos 1.º sábados e domingos em Braga.
Fonte Correio da Manhã por Marta Caldeira
0 comentários:
Enviar um comentário