‘Do Minho para a Europa’, a sala principal do Theatro Circo foi palcode um grandioso concerto que juntou a Orquestra Viv’art, de Vila Verde, e sete grupos corais de diferentes localidades
, acompanhados ainda pela intervenção de vários solistas, pontuado por momentos de dança, que interpretaram diversos temas de autores clássicos e composições populares, com o objectivo de evidenciar a qualidade do trabalho desenvolvido na região do Minho, no seio da diversidade que representa a identidade cultural da União Europeia.
Com um objectivo solidário, este concerto serviu para a produção de um DVD - gravado ontem ao vivo - cujas receitas de venda reverterão a favor do Projecto Homem, em Braga, com vista a ajudar a superar dificuldades financeiras agravadas pelos estragos provocados pelo mau tempo que, no passado dia 4 de Janeiro, danificou o telhado da comunidade terapêutica do Projecto Homem, levando ao realojamento temporário de 55 utentes no Seminário Menor.
O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, saudou esta iniciativa do eurodeputado José Manuel Fernandes “que representa mais um contributo para a animação cultural que nós queremos que Braga viva de forma contínua. Por outro lado, tendo como lema ‘Do Minho para a Europa’, encerra uma mensagem muito particular que esta iniciativa também se associa, aquilo que de melhor pode ir do Minho para a Europa que é este espírito solidário que nós temos que se traduz no facto de haver uma causa solidária associada a este projecto”.
O autarca de Braga realçou ainda o papel dos eurodeputados no sentido de ajudar a criar pontes com as entidades públicas e com o tecido sócio-económico a nível internacional, tecendo rasgados elogios ao trabalho que tem sido desenvolvido pelo eurodeputado José Manuel Fernandes no que toca à promoção da região do Minho na Europa.
Pelo palco do Theatro Circo passaram sete grupos corais: Assanes, Caldelas, Agrupamento de Escolas de Moure/Ribeira do Neiva, Igreja de Vila Verde, Santa Casa da Misericórdia, Verde Tuna Municipal e Academia de Música de Vila Verde.
Para o presidente da Academia de Música de Vila Verde, Júlio Dias, “esta iniciativa, que só foi possível através do eurodeputado José Manuel Fernandes, permitiu levar bem longe o nome do Minho e mostrar o que de melhor se faz por estas terras”, sublinhando o facto do espectáculo ter sido transmitido numa emissão streaming para o mundo inteiro, não esquecendo a vertente solidária, com os lucros da venda do DVD do espectáculo entr egues ao ‘Projecto Homem’.
Concerto apoia causa Projecto Homem
Em representação do presidente da direcção do Projecto Homem, o Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, agradeceu o propósito solidário deste concerto, no caso concreto o apoio ao Projecto Homem que se encontra a recuperar parte do telhado danificado pela intempérie de 4 de Janeiro.
Parafraseando o Papa Francisco, D. Jorge Ortiga fala de “uma necessidade premente de partilha, de caridade que não seja uma ajuda ocasional, mas a desenvolver durante toda a sua vida”. D. Jorge exortou a plateia a olhar para este concerto “como uma lição de alguém que se disponibilizou para poder organizar este concerto, fazendo que do Minho chegue algo maravilhoso a Bruxelas”, acrescentando “para que também de Bruxelas chegue alguma coisa de importante para a nossa região do Minho”.
Região do Minho unida na diversidade europeia
“Dar a conhecer à Europa a excelência do que se faz na região do Minho materializada num concerto digno de ser apresentado em qualquer sala de espectáculos europeia” foi este o grande propósito que moveu o eurodeputado José Manuel Fernandes a realizar o concerto ‘Do Minho para a Europa’ que teve como palco principal o Theatro Circo de Braga.
“É uma forma de mostrarmos que estamos unidos na diversidade, até porque esse é um dos lemas da União Europeia, não esquecendo o local que é muito importante. Esta é uma forma também de afirmarmos o nosso território, a nossa região, promovermos a cultura e, em simultâneo, nós com este concerto fazermos uma acção de solidariedade com o ‘Projecto Homem’, em que o DVD que vai ser realizado será depois vendido a um preço simbólico de cinco euros com o objectivo de ajudar nas obras de reconstrução do edifício da instituição”, explicou o eurodeputado José Manuel Fernandes.
Para o eurodeputado o concerto, ontem, realizado “tem lugar, tem espaço e qualidade para ser apresentado em qualquer sala de espectáculos do mundo. Aliás, é intenção do deputado europeu José Manuel Fernandes mostrar ao país e ao resto da Europa, este espectáculo que espelha a excelência do que se faz na região do Minho, levando o espectáculo a outras cidades portuguesas e quem sabe europeias”, defendendo que devemos promover os nossos valores, da nossa juventude, e a prova está nesta orquestra de Vila Verde que é muito jovem. É a promoção da nossa qualidade, da diversidade do nosso território” sustentou.
Fonte Correio do Minho por Isabel Vilhena
0 comentários:
Enviar um comentário