alguns dos produtos confecionados pela empresa de Famalicão - Minho
Dois irmãos de Famalicão licenciados “aventuraram-se” em 2000 na produção de queijo artesanal e já faturam mais de 8 milhões de euros por ano, tendo hoje sido apontados pelo autarca local como um exemplo de empreendedorismo.
A empresa de Rogério e Luís Lourenço, que foi hoje visitada pelo presidente da Câmara, Paulo Cunha, no âmbito do roteiro “Made in Famalicão”, tem agora as baterias apontadas para o reforço da exportação.
Licenciados um em Economia e o outro em Engenharia Industrial, Rogério e Luís encontraram na tradição da família uma oportunidade de negócio e “arriscaram tudo”.
Procurando dar valor acrescentado ao leite produzido na exploração agropecuária dos pais, e partindo de uma receita familiar, apostaram no fabrico de um queijo “cem por cento artesanal e sem quaisquer corantes ou conservantes”, que registaram com a marca “Dom Vilas”.
A esta fábrica de produção artesanal, juntaram posteriormente uma unidade de transformação, empregando, no total, 33 pessoas, algumas delas contratadas já no decorrer de 2013.
Atualmente, tem uma “forte” presença no mercado nacional, tanto ao nível da grande distribuição, como na restauração, sendo ainda a exportação “residual”.
A partir de agora, a aposta será o reforço da exportação.
Para o presidente da Câmara de Famalicão, este é um “projeto de referência no concelho, um bom exemplo que pode e deve ser replicado”.
O autarca realçou, sobretudo, o aproveitamento da tradição e da experiência familiar como um “exemplo claro de empreendedorismo”.
Com o roteiro “Made in Famalicão”, Paulo Cunha pretende divulgar e enaltecer os casos de empreendedorismo e de inovação no concelho, apontando-os como exemplos a seguir para dar a volta à crise.
Fonte Antena Minho
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