Minho: Ricardo Rio quer 'revolução tecnológica' no município de Braga


Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, quer promover “uma verdadeira revolução tecnológica” na autarquia, “capaz de contribuir para a optimização dos serviços, para a redução de custos, para o reforço dos espaços de cooperação entre os colaboradores e, sobretudo, para a melhoria do serviço prestado aos cidadãos”. 


O autarca bracarense esteve, juntamente com Carlos Oliveira, presidente do Conselho de Administração da InvestBraga, numa visita de três dias a Seattle, Estados Unidos da América, onde promoveram diversos contactos com agentes locais, com especial ênfase para a Microsoft. 
Na agenda destas reuniões de trabalho assumiu particular destaque o objectivo de estabelecimento de parcerias internacionais por parte do Município de Braga e da InvestBraga - Agência para o desenvolvimento económico no concelho - no plano da captação de investimento e do apoio aos projectos de formação e capacitação para o empreendedorismo que se pretendem desenvolver a nível local. 

“Apesar dos muitos milhões de Euros associados ao projecto Braga Digital, o nosso concelho encontra-se ainda num limiar muito baixo em termos da modernização e do potencial de interacção com os munícipes”, lembrou o presidente da Câmara Municipal de Braga. 
É precisamente com o objectivo de colmatar esta lacuna em Braga, que Ricardo Rio pretende vir a desenvolver um amplo conjunto de iniciativas e investimentos que reposicionem a cidade e o concelho no quadro nacional e internacional.

“Este será um projecto de transformação e inovação que ultrapassará o presente mandato, abarcando investimento em infra-estruturas (como é o caso da negociação em curso com os dif erentes operadores para a generalização do acesso livre à Internet via Wi-Fi no centro da cidade), em plataformas e equipamentos que viabilizem iniciativas como os Espaços Cidadão ou o Balcão Único Municipal que abrirão ainda em 2014, bem assim como a generalização do recurso a ferramentas internas e externas que transformarão a forma de funcionamento dos Serviços e a sua relação com a Comunidade”, assegurou Rio. 

“Braga tem que se assumir na plenitude como uma cidade do século XXI, em áreas tão diversas quanto a optimização de recursos energéticos, a promoção turística, a formação e educação, a acessibilidade dos cidadãos aos serviços ou a monitorização e prestação de contas do poder político a todas as contrapartes externas”. Nós vamos construir essa cidade.”, garantiu.
Carlos Oliveira, “uma das vertentes centrais da actuação da InvestBraga será o apoio aos novos empreendedores e o estímulo à criação de novas empresas de base tecnológica, domínios nos quais uma parceria com a Microsoft se pode revelar particularmente profícua, entre outras formas de cooperação, ao nível da capacitação dos projectos e do alargamento do espectro de mercado que poderão alcançar”.

Refira-se ainda, a propósito, que no decurso desta visita a Seattle, os responsáveis bracarenses procuraram posicionar Braga como um destino de referência a nível europeu no plano do empreendedorismo, tendo por base o enorme potencial associado à ligação à Universidade do Minho, ao Instituto Ibérico de Nanotecnologia, às Incubadoras existentes e a serem criadas no futuro, bem como ao leque muito relevante de empresas de sucesso na esfera das Tecnologias de Informação e Comunicação da actualidade.

0 comentários: