Minho: Europa rendida a S. Bento da Porta Aberta


A Europa esteve ontem no centro das cerimónias religiosas que tiveram lugar no Santuário de S. Bento da Porta Aberta, em Terras de Bouro.
As crianças locais protagonizaram um momento ímpar, cheio de simbolismo, hasteando as bandeiras de todos os países europeus, além da bandeira azul europeia e da bandeira de S. Bento - padroeiro da Europa.

O Santuário de ‘S. Bentinho’ oficializou nas cerimónias religiosas de ontem a abertura oficial do ano jubilar, em que se celebram precisamente o 50.º aniversário de S. Bento enquanto padroeiro da Europa, pelo papa Paulo VI, e que foram presididas pelo arcebispo primaz D. Jorge Ortiga - que falou, na homilia, da importância de a Europa e o mundo em geral zelar pelos valores transcendentais, ajudando quem está ao nosso lado. 

As cerimónias foram acompanhadas por várias individualidades da região minhota, entre as quais os presidentes das Câmaras Municipais de Terras de Bouro, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, e o eurodeputado vilaverdense, representante do Minho e de Portugal na Europa, José Manuel Fernandes. 
“Nós temos sempre a preocupação de fazermos e deixarmos sempre um mundo melhor do que aquele que encontramos. A Europa tem na sua base uma raiz cristã e esses valores são perenes e sempre actuais”, assinalou o eurodeputado, depois de hastear a bandeira da Europa com as estrelas douradas a representar cada um dos países que a integram. 

“Comemoram-se agora os 50 anos d e S. Bento como patrono da Europa - que já viveu momentos de grandes atrocidades ainda há bem pouco tempo como a II Guerra Mundial - que levou a vida de mais de 55 milhões de pessoas. A Paz é pois muito importante e temos que procurar sempre o caminho da partilha, da solidariedade, e neste mundo de dificuldade, mas com a consciência que se vive com mais respeito pela dignidade humana, pela preservação do ambiente, pela partilha de valores, é na União Europeia - que é o espaço onde há maior produção de riqueza mundial. Mas temos sempre que defender o Estado Social e promover a solidariedade e fraternidade - são valores cristãos e sempre actuais. Penso que são também valores da Europa e não estando também na Constituição tem bem assentes princípios como a igualdade e solidariedade”, destacou José Manuel Fernandes.

O presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Joaquim Cracel, fez também questão de marcar presença ontem nas cerimónias, onde referiu que “S. Bento é um exemplo de dedicação ao trabalho e a causas sociais e espirituais das quais a Europa tanto precisa”.
O autarca sublinhou o facto de o maior santuário dedicado a S. Bento se localizar no concelho terrabourense, sendo um dos locais de culto mais visitados do país. “Vêm aqui todos os anos cerca de meio milhão de peregrinos e fiéis e Terras de Bouro e o país bem precisam que S. Bento os ajude e a encontrar caminhos que possam melhorar e dignificar a vida das pessoas”.

Fonte Correio do Minho por Marta Caldeira

0 comentários: