Vila Verde: Recebeu Workshop sobre território de conhecimento, inovação e emprego

Rio Cávado, Vila de Prado

O Município de Vila Verde acolheu Workshop “Cávado, Território de conhecimento, Inovação e Emprego” e insere-se no quadro de preparação de uma proposta da CIM Cávado do Plano da Estratégia Territorial da NUT Cávado para o próximo ciclo de programação Comunitária 2014-2020.


O Workshop, “Cávado, Território de Conhecimento, Inovação e Emprego”, realizou-se hoje em Vila Verde na biblioteca Municipal, sendo o quarto e ultimo de um conjunto de 4 Workshops (W1: Cávado - Desemprego, Inclusão Social e Inovação nas Politicas e Projectos Sociais; W2: Competitividade do Território; W3: Turismo - Novos Recursos a Mobilizar, Novos Produtos a Formatar e Novos Modelos de Negócio; W4: Cávado: Território do Conhecimento, Inovação e Emprego) e um Seminário Final para apresentação do Plano, a realizar previsivelmente em Janeiro.

Com o objectivo de esclarecer diversas questões relacionadas com a temática, este workshop é motivado pelo debate que se tem estabelecido em torno do território do Cávado que é atravessado por um certo paradoxo. Acolhe uma das mais dinâmicas universidades do país, com uma progressão notável em matéria de produção científica publicada e internacionalmente reconhecida e de registo de patentes.
Acolhe ainda uma instituição internacional (o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia) que pretende afirmar-se no plano da investigação mundial.

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, afiança que “ os activos do ponto de vista da matriz de desenvolvimento, não são ainda suficientemente visíveis. São numerosos os contributos do conhecimento disponível e em formação, seja para a modernização do que o Cávado sabe produzir, seja para a emergência de novas actividades produtivas que reformulem o perfil de especialização produtiva.”

Esta iniciativa no âmbito da CIM visa criar condições para que os autarcas, técnicos e instituições, se envolvam num trabalho norteado, pela troca de experiências e conhecimentos específicos do território, que possam dar contributos inovadores, oportunos e adequados, que integrem o plano e lhe dêem valor acrescentado.

O Dr. António Vilela considera que “num município com imensas potencialidades, o conhecimento, Inovação e Emprego, sempre foram uma aposta forte do Município. A alinhada politica na formação, com um ensino de qualidade, aliado aos projectos motores de desenvolvimento, como o centro de incubação de empresas IEMinho, Casa do conhecimento, Centro de Desenvolvimento Artesanal, Loja interactiva do Turismo, entre outros, revelam-se da maior importância para a continuidade de políticas de desenvolvimento sustentável”.

O Edil sustenta que “este esforço, para se tornar consistente e alcançar um impacto significativo na melhoria da qualidade e condições de vida das pessoas, terá que contar com a mobilização da sociedade civil e do setor empresarial em torno de práticas inovadoras, sustentáveis, na melhoria dos produtos finais oferecidos e criação de novos postos de trabalho”.

*** Nota da C.M. de Vila Verde ***

0 comentários: