Vila Verde: PS/Vila Verde apresenta propostas para "resolver problemas crónicos de saneamento"


Os vereadores do Partido Socialista da Câmara Municipal de Vila Verde querem que o executivo promova uma intervenção para "resolver os crónicos problemas da rede de saneamento em baixa que, com frequência, afeta os moradores da Rua Dr. António Guimarães e da Rua Dr. António Santos Ferreira".
A proposta foi apresentada na reunião do executivo camarário, realizada esta manhã.

Os socialistas recordam que a Rua Dr. António Santos Ferreira, nas imediações da Escola Secundária de Vila Verde, é um "ponto de passagem pedonal para muitos alunos que diariamente frequentam a escola" e defendem que, "sistematicamente, tem problemas com o saneamento, problemas esses que levam a que os esgotos transbordem para a via pública, provocando maus cheiros e

riscos para a saúde pública, além de afetar as inúmeras famílias que ali vivem, famílias essas, que por várias vezes apresentaram já reclamações na Câmara de Vila Verde mas que ainda não viram o seu problema resolvido".

Para resolver este problema, os vereadores do PS propõem que seja instalado um sistema de bombagem do saneamento até aos ramais de “saneamento em alta” existentes na proximidade, ou mesmo, fazer uma intervenção que vise aprofundar as condutas, permitindo assim que o caudal flua, sem entupir, até às ligações existentes.

A Rua Dr. António Guimarães, alternativa para quem quer fugir ao transito do centro de Vila Verde, é ponto de passagem para o pais e alunos que frequentam o Agrupamento de Escolas de Vila Verde. "É uma zona urbana onde habitam várias famílias pelo que não se compreende a falta de saneamento, que além do transtorno provocado, leva a que muitas das vezes os esgotos que deveriam ser encaminhados para as fossas sépticas transbordem para a via pública, provocando maus cheiros e riscos para a saúde pública", apontam.

Para resolver este problema, os vereadores do PS propõem uma solução, que pode passar pela instalação de um sistema de bombagem do saneamento até aos ramais de “saneamento em alta” existentes na proximidade, ou mesmo, fazer uma ligação ao “saneamento em alta” que aparentemente passa na estrada da Cruz do Reguengo, imediatamente abaixo dessa rua, evitando dessa forma a instalação de sistemas de bombagem já que a gravidade se encarregará de levar os esgotos até às condutas da rede em alta.

Estas propostas surgem no seguimento de diversas problemas registados nestas duas Ruas, que apesar das reclamações dos moradores junto dos serviços camarários até à data ainda não foram resolvidos.

0 comentários: