Vila Verde: Fecha carta educativa com investimento de 5ME em 4 centros escolares


A Câmara de Vila Verde tem em curso um investimento de cinco milhões de euros em quatro novas escolas, para concluir uma “autêntica revolução” no ensino no concelho, iniciada há uma década, informou hoje a vereadora da Educação.


Júlia Fernandes disse à agência Lusa que decorrem já as obras do Centro Educativo de Turiz, enquanto a construção das novas escolas de Cervães, Lage e Soutelo apenas aguardam o visto do Tribunal de Contas para avançar.

“Com estes quatro novos equipamentos, que resultam da recuperação e ampliação das escolas já existentes, fica concluída a reorganização na rede educativa de Vila Verde, que começou há cerca de uma década”, referiu.

Hoje mesmo, foi inaugurado o Centro Escolar de Prado, que significou um investimento de 1,5 milhões de euros e que concentra 267 alunos do pré-primário e do 1.º ciclo.

Segundo Júlia Fernandes, o concelho tinha, há uma década, cerca de 70 escolas, número que vai baixar para 29.

“Foi uma autêntica revolução, feita sempre em nome do interesse dos alunos e de um ensino de qualidade”, sublinhou.

Paralelamente, vão ainda ser construídos dois pavilhões gimnodesportivos, um em Vade e o outro em Cervães, que servirão as escolas e que custarão mais 2,5 milhões de euros.

Concluída a rede escolar sob responsabilidade direta do Município, a Câmara de Vila Verde quer agora que o Governo assuma a recuperação das escolas do 2.º e 3.º ciclos da sede do concelho e da Vila de Prado.

“São edifícios com mais de 25 anos, que nunca tiveram qualquer tipo de intervenção e que precisam urgentemente de obras”, afirmou Júlia Fernandes.

0 comentários: