Vila de Prado: Inauguração do Centro Escolar de Prado no valor de 1,5 milhões de Euros


«Vila Verde é um exemplo a nível nacional, pela qualidade das infra-estruturas escolares e pela excelência do ensino aqui ministrado, muito graças à colaboração estreita entre os diversos intervenientes no processo educativo».
Esta posição foi assumida pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, no decurso da cerimónia de inauguração do Centro Escolar de Prado, esta manhã, acto que foi presidido pelo Secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Dr. Pedro Lomba. Aliás, o governante seguiu a mesma tónica, afirmando que «Vila Verde é um bom exemplo a nível nacional pela qualidade do ensino que desenvolve, em toda a sua latitude», situação que ainda esta semana foi comprovada pela atribuição de um primeiro prémio na categoria “ensino do futuro”, no âmbito do projecto “Ambiente e Sustentabilidade”.

Foi com uma plateia muito animada, constituída pela maioria dos 267 alunos do novo espaço escolar, docentes e discentes, entre responsáveis de agrupamentos, vereadores e outros convidados, que decorreu a cerimónia. «A vossa satisfação reflecte a qualidade do que aqui acabamos de inaugurar, mais um exemplo do investimento que estamos a realizar para formar crianças e jovens para um futuro ainda melhor», afirmou o Dr. António Vilela.
Notou que «Vila Verde está a concluir a qualificação das infra-estruturas do pré-escolar e 1º ciclo. Depois de Prado, falta concluir a obra do Centro Educativo de Turiz e avançar com os projectos de Cervães, Lage e Soutelo, que estão já prontos a avançar. Se juntarmos os equipamentos de apoio, casos dos Pavilhões Gimnodesportivos do Vade e Cervães, estão em curso investimentos globais a rondar os 7,5 milhões de euros». O Dr. António Vilela nota que «Vila Verde está claramente na frente, é um exemplo apontado a nível nacional». 

Com 12,5% da sua população em actividades escolares, o Município de Vila Verde «tem ganho a aposta do futuro», destacou o Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Dr. António Vilela, depois de escutar o Delegado Regional da DGERT, Dr. Aristides Sousa, que também havia sublinhado perante as crianças que «a Câmara Municipal antecipou o Natal, com a oferta de um grande presente». 
Na óptica do Dr. António Vilela, «Vila Verde está a criar as bases de um ensino de futuro de elevada qualidade. Depois de concluída esta fase de (re)qualificação das infra-estruturas do pré-escolar e 1º ciclo, vamos avançar para os 2º e 3º ciclos. O próximo quadro comunitário de apoio vai estar direccionado para estes níveis de ensino e Vila Verde vai aproveitar para lançar a nova etapa de ensino de excelência em todos os níveis de ensino».
Aproveitando a deixa do autarca vilaverdense, o Secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Dr. Pedro Lomba, deixou evidente o novo desígnio nacional: «chega de obras de fachada, vamos investir no capital humano, em qualificar os novos jovens e prepará-los para os desafios do futuro». 

Um apontamento para o Presidente da Junta de Freguesia da Vila de Prado, Engº Paulo Gomes, que evidenciou a sua «satisfação» por ver concluída uma obra «importante para a melhoria do ensino local». E deixou um alerta: «temos que estar atentos para que cresça ainda mais». 
O Director do Agrupamento, Professor José Peixoto, também não escondeu a sua satisfação: «a construção deste Centro Educativo é mais um passo no sentido de melhorar os resultados escolares, o objectivo central de qualquer investimento na educação». 

O Centro Escolar de Prado comportou um investimento total a rondar 1,5 milhões de euros.  


0 comentários: